História e economia: Caio Prado Júnior (1929-1945)
De Rodrigo Cesar
----------------------------------------
Como Caio Prado Jr. lidou com as tensões entre, de um lado, a narração e a reconstituição, e, de outro, a descrição e a explicação? Quais mediações estabeleceu entre os acontecimentos (território da diacronia, da indeterminação e do singular) e as estruturas (território da sincronia, da determinação e do universal)?
Que articulações entre os tempos históricos o autor realizou no processo de historicizar os conceitos da economia política e de teorizar sobre a esfera econômica na história? Em síntese, como articulou os conceitos da economia política e a análise histórica, a descrição das estruturas econômicas e a narração dos eventos, a explicação e a reconstituição do passado?
-----------------------------------------
Repensar uma tradição intelectual, a interrogação de um percurso historiográfico, repisar as trilhas de um pensamento crítico. Esta é a jornada na qual embarcamos ao abrir, folhear, ler metodicamente capítulos e documentos, páginas e notas, análises e ponderações deste livro instigante e corajoso. O autor faz o convite afável e generoso às leitoras e aos leitores para que transitem em terras áridas do conhecimento econômico, em questões complexas e abrangentes da formação da sociedade brasileira, em meandros da astúcia e da utopia política.
A leitura é também cativante. Na delicadeza e no refinamento da percepção e do trabalho do pensamento histórico nos deparamos com a atenção e a objetividade com que a professora Márcia Barbosa Mansor D’Aléssio acostumou colegas de ofício, estudantes, orientandos, leitores e amigos.
Rodrigo Cesar nos proporciona este fino trato intelectual, aprendido e elaborado sob perspicazes observações de sua orientadora. E se a vida, o tempo e o mundo tomaram dela a alegria de conhecer a materialidade editorial deste amálgama espiritual, ela se faz presente na memória, na construção da interpretação histórica e, logo, da historiografia.
Aprendizados que se renovam, trajetórias que admiramos, reflexões que se tornam híbridas e atuais, pessoas e esperanças que engatam a vida ao futuro. Para trás ficam as ruínas da história remota e recente.
Paulo Henrique Martinez
Sobre o autor: Rodrigo Cesar é historiador com graduação e mestrado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), doutorando em História Econômica na Universidade de São Paulo (USP) e assistente técnico administrativo na Pró-reitoria de Extensão Universitária e Cultura da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
Prefácio - 11
Apresentação - 15
1. A HISTÓRIA EM DEBATE - 25
História e teoria - 25
Caio Prado Júnior e a historiografia - 38
Caio Prado Júnior e o pensamento econômico brasileiro - 53
Caio Prado Júnior e a economia política - 60
2. HISTORIOGRAFIA E ECONOMIA POLÍTICA - 73
A historiografia antes da economia política - 73
A historiografia econômica - 84
A historiografia econômica brasileira - 110
3. FORMAÇÃO DE CAIO PRADO JÚNIOR - 133
Economia política - 133
Marxismo - 151
História e geografia - 169
4. A ECONOMIA NA HISTÓRIA - 187
Capital comercial e colonização - 187
Totalidade - 204
Crises e ciclos - 221
Sentido - 233
Considerações finais - 243
Anexo - 249
Referências - 253
Lista de Abreviaturas e Siglas - 299
Agradecimentos - 301
***
- Páginas: 304 páginas
- Medida: Altura Selecionar Altura: 02cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Peso: 200 gramas