História e historiografia da moda, de Maria Claudia Bonadio e Elisabeth Murilho da Silva (orgs.)
Desde o final do século XX os estudos em moda vêm se consolidando no Brasil, sendo por natureza interdisciplinar, mesmo quando analisada a partir de um campo do saber específico, como a história, se constitui majoritariamente em fronteira com outras ciências. Os textos reunidos nessa obra abordam novas temáticas e conceitos da história e historiografia de moda a partir de interconexões entre a própria área, as ciências sociais e a comunicação. A coletânea intenciona apresentar esses novos conceitos e revisitar outros a partir de novos olhares e fontes.
Entendemos a moda como um conceito expandido, definido como o corpo vestido, que se estende a tudo o que compõe a aparência e cobertura corporal, em constante relação com a cultura, a sociedade e o tempo. Isso permite pensar como os diferentes vestires podem subverter, influenciar ou transformar a moda. Desta forma busca-se colaborar para a ampliação dos estudos em moda entre os pesquisadores brasileiros.
--------------------
Sobre as organizadoras: Maria Claudia Bonadio é Doutora em História pela Unicamp (2005). Realizou estágio pós-doutoral no Museu Paulista da USP (2014). Professora Associada da UFJF, atuando no Bacharelado em Moda, nos Programas de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens e em História. É autora dos livros: Moda e sociabilidade (Senac: 2007) e Moda e publicidade (NVersos: 2014) e organizadora do livro Pílulas de História da Moda (Alameda: 2024) Coorganizou os seguintes livros: História e cultura de moda (2011) e Histórias do vestir masculino (2017). Idealizadora e curadora do perfil @historiadamoda.ufjf. Elisabeth Murilho da Silva é Doutora em Ciências Sociais (Antropologia) pela PUC-SP. Professora do Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens e do Bacharelado em Moda da UFJF. Cocoordenadora do Grupo de Pesquisa em História e Cultura de Moda do CNPq.
-------------------
Sumário:
Introdução - 7
Maria Claudia Bonadio e Elisabeth Murilho da Silva
Por uma historiografia da moda: doze “atlas das aparências” do século XVI e a circulação de modelos entre a arte e a moda - 9
Larissa Carvalho
O gênero da moda: construção semântica e disputas por sentido na França, séculos XVII e XVIII - 45
Felipe Goebel
Traje típico e national costume: abordagens conceituais - 73
Leonardo Caballero Piza
Breve história dos livros sobre moda no Brasil - 95
Maria Claudia Bonadio
Dandismo(s): definições possíveis - 135
Maria Augusta Mitre
O papel da aparência e do vestuário na expressão de homossexualidades masculinas no Brasil: um panorama histórico a partir de fontes secundárias - 175
Emerson Silva Meneses
Moda e construção da aparência na contemporaneidade brasileira: novos velhos ou velhos preconceitos? - 193
Andrea Lopes e Patrícia Yokomizo
Os esportes e o desenvolvimento da indústria da moda esportiva no século XX - 219
Elisabeth Murilho da Silva
Lugares da moda: as praias cariocas na década de 1920 - 241
Rosane Feijão
Os autores - 259
***
- Páginas: 262 páginas
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Peso: 362 gramas