
A história (des)contínua: Jacob do Bandolim e a tradição do choro, de Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende
Marca: Alameda Modelo: 2021 Referência: 978-65-5966-022-3
- Autor: Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende
- Páginas: 416 páginas
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Peso: 580g
A história (des)contínua, de Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende
Jacob do Bandolim e a tradição do choro
A música popular é, provavelmente, a expressão artística mais potente desenvolvida em solo brasileiro. Com uma relação visceral com a realidade histórico-social nos momentos-chave da formação do país, essa música se constituiu como um lugar de reflexão crítica sobre as tentativas de nos consolidar como uma nação moderna. Vai daí um necessário e polêmico questionamento: como a sua história vem sendo contada? Será que certos conhecimentos consagrados não são, de fato, esquemas narrativos que podem ocultar rupturas importantes que, uma vez reveladas, trazem a necessidade de reinterpretação da própria história?
Com o foco dirigido ao choro e, sobretudo, a Pixinguinha e Jacob do Bandolim, figuras de maior destaque em sua história, Gabriel Rezende refaz o itinerário construído pela historiografia desse gênero da música popular brasileira para dar voz a tudo aquilo que ela silenciou. Vamos ouvi-lo?
Afirmar que este livro reconfigura a compreensão da história da música popular urbana brasileira do século XX pode parecer um exagero, mas não é exagero algum afirmar que ele coloca essa história em xeque, tal como estamos acostumados a compreendê-la, afirma Leopoldo Waizbort, professor titular do curso de Sociologia da USP. Para José Roberto Zan, professor titular do curso de Música da Unicamp, A história (des)contínua - Jacob do Bandolim e a tradição do choro é um dos mais importantes livros sobre música popular brasileira publicados nos últimos anos: Resultado de uma pesquisa em que o autor mobilizou um amplo acervo documental e o submeteu a análises muito bem fundamentadas do ponto de vista teórico e metodológico, esta obra traz contribuições essenciais para o aprofundamento do debate em torno dessa temática e representa um reforço importante para a consolidação dessa linha de investigação no âmbito acadêmico.
Sobre o autor: Gabriel S. S. Lima Rezende, professor efetivo do curso de Música da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), é graduado em Música (2004), Mestre em Sociologia (2010) e Doutor em Música (2014) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É membro do programa de Pós-Graduação Multidisciplinar em Culturas e Identidades Brasileiras do IEB-USP, do Seminario de Música en la Nueva España y el México Independiente (UNAM) e do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa. Publica, orienta e leciona na área de música, com ênfase em sociologia da música e música popular.
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Sumário:
Apresentação, por José Roberto Zan - 9
Prefácio, por Leopoldo Waizbort - 15
Introdução - 23
1. Narratividade e poder: sobre a construção da “história oficial” do choro - 31
2. Pixinguinha, a belle époque e a forma do choro - 61
3. Da capa às relações de trabalho: uma identidade para o choro - 125
4. Jacob do Bandolim, a bossa-nova e os outros choros: expressões estético-ideológicas do processo de constituição do campo da música popular - 159
5. “Ele” e o choro - 195
6. “Jacob Hoje”, “Jacob Sempre”, “Jacob em Dois Tempos”: os anos 1960, as transformações no campo da música popular e o significado histórico de “vibrações” - 235
7. O revival do choro, o legado e a transcendência de Jacob do Bandolim - 315
Epílogo: a tradição como aparência 383
Bibliografia 387
Agradecimentos 413
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Também disponível em formatos digitais:
- Autor: Gabriel Sampaio Souza Lima Rezende
- Páginas: 416 páginas
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Peso: 580g