
Caminho da piedade, caminhos de devoção
Referência: 9788579392719
Caminho da piedade, caminhos de devoção
as irmandades de pretos no Vale do Paraíba paulista século XIX
Caminho da Piedade, caminhos de devoção, vem preencher uma lacuna há muito percebida, a do entendimento da presença das confrarias de homens pretos nos universos escravistas predominantemente rurais. No caso, o mundo da escravidão no vale do Paraíba paulista dos séculos XVIII e XIX.
Uma sociedade das mais florescentes de seu tempo, caracterizada, segundo alguns autores, como fase madura da exploração do trabalho escravo e que teve como esteio o aporte significativo e constante de cativos vindos diretamente da África pelo tráfico intercontinental e depois de várias partes do Brasil. O estudo destas irmandades, emoldurado pelas circunstâncias históricas próprias às sociedades oitocentistas vale-paraibanas, foi um grande desafio.
Além disso, colocou no horizonte da tese investigar o papel dessas associações no jogo das complexas relações de dominação e de resistência em que a violência e a exploração do trabalho se emparelhavam com roças de cultivo dos escravos, um trânsito frequente dos mesmos em direção aos centros urbanos e relações de vizinhança entre parceiros de diferentes senhores, tudo isso cadenciado pelas leis abolicionistas que se fizeram sentir no avançar do século XIX.
Sobre a autora: Fábia Barbosa Ribeiro é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisadora da área de História da África e professora do Instituto de Humanidades e Letras da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.