![Debaixo do pogréssio, de Marcos Virgílio da Silva](https://images.tcdn.com.br/img/img_prod/473627/180_debaixo_do_pogressio_1587_1_20190605131910.jpg)
Sambistas e urbanização paulistana nas décadas de 1950 e 1960
Defendido e aprovado inicialmente como tese de doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, este livro propõe investigar o processo de urbanização da cidade de São Paulo, nas décadas de 1950 e 1960, numa perspectiva “a partir de baixo”, isto é, observa-se como as transformações da cidade são percebidas e representadas pelos grupos sociais subalternos da cidade. Para essa investigação, foram examinadas composições musicais populares, principalmente os sambas de artistas como Adoniran Barbosa, Paulo Vanzolini, Geraldo Filme e outros.
Sobre o autor: Marcos Virgílio da Silva é Arquiteto e Urbanista, mestre e doutor em História e Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo. Desenvolveu sua tese de doutorado, que originou este livro, como bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Atualmente, exerce o cargo de Coordenador do Mestrado Profissional em Arquitetura, Urbanismo e Design do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Atua também como pesquisador, orientador e docente de graduação, na Belas Artes e no FIAMFAAM Centro
Universitário.