Dicionário histórico de conceitos jurídico-econômicos, org. de Andréa Slemian, Bruno Aidar e José Reinaldo de Lima Lopes

Dicionário histórico de conceitos jurídico-econômicos, org. de Andréa Slemian, Bruno Aidar e José Reinaldo de Lima Lopes

Marca: Alameda Modelo: 2021 Referência: 978-65-5966-026-1

Características


  • Páginas: 1050 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Peso: 1 kg

Por:
R$ 190,00

ou 3x de R$ 65,87 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

(Brasil, séculos XVIII-XIX)


Partindo de um diálogo entre pesquisadores principalmente da história do direito e da história econômica, o Dicionário histórico de conceitos jurídico-econômicos: Brasil (séculos XVIII-XIX) busca realizar uma análise histórica dos principais conceitos e formas de regulação da economia no Brasil entre meados do século XVIII até o final do século XIX, problematizando a importância da construção conceitual e institucional da economia de mercado no largo período do final da colônia ao início da re - pública. Os temas de pesquisa apontam as principais instituições que tiveram um papel fundamental na expressão ou formulação de regras para a vida econômica, seus vários significados e espaços produtores de disputas. Os temas foram escolhidos a partir de matérias e questões reconhecidas na história econômica e jurídica do Brasil, tais como a questão do trabalho escravo e livre, a posse e a propriedade da terra, os contratos e as sociedades mercantis, os negociantes, a administração fazendária, os tribunais, as praças mercantis e juntas de comércio. Também foram tratados novos objetos de pesquisa histórica ainda pouco explorados, como a questão das heranças e sucessões, a implantação do sistema métrico, a letra de câmbio, o orçamento e o ensino do direito e da economia. A obra destina-se a historiadores, juristas e economistas, bem como ao público geral interessado nestes temas.

 

Sobre os organizadores: Andréa Slemian é professora no Departamento de História da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.

Bruno Aidar é professor do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas, Minas Gerais.

José Reinaldo de Lima Lopes é professor titular de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Páginas: 1050 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Peso: 1 kg

Confira os produtos