Espaços Coloniais

Espaços Coloniais

Marca: Alameda Modelo: 2019 Referência: 9788579396373

Características


  • Páginas: 360 páginas
  • Medida: Altura: 02cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Peso: 420 gramas

Por:
R$ 70,00

ou 3x de R$ 24,27 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Domínios, poderes e representações

Carmen Alveal, Thiago Dias (organizadores)

 

Espaços coloniais é obra valiosa, antes de tudo porque os estudos nela reunidos adotam a perspectiva de história global no estudo das territorialidades coloniais construídas a partir do século XV. Um processo resultante da expansão marítima ibérica que, para dizer o mínimo, conectou os continentes do planeta. Como têm demonstrado faz tempo os pesquisadores de história moderna, a Europa então deslanchou um processo de globalização substantivo e alargado, viabilizando uma economia planetária e uma interconexão formidável no campo das culturas do mundo, até então quase isoladas.
O livro expõe diversas faces desta globalização, problematizando o modo pelo qual as diversas espacialidades se articularam na “primeira modernidade”. O foco recai nas articulações entre territórios e culturas do mundo atlântico, em especial as controladas pelos reinos ibéricos. O conceito de fronteira é caro a diversos autores e, no caso do Brasil colonial, envereda pelo estudo dos sertões coloniais e do bandeirantismo. A perspectiva sociológica é transversal, abrangendo desde o cotidiano dos escravos aos dilemas dos juristas ibéricos. A presença de estudos sobre a América Hispânica é outro destaque da obra. O diálogo com os historiadores mais antigos é notável. É obra que põe em cena a colonização ibérica em perspectiva comparada, abrindo caminho para novas pesquisas.


Ronaldo Vainfas

 

Sobre os organizadores: Carmen Alveal é professora associada do Departamento de História da UFRN e atua nos Programas de Pós-graduação da UFRN e UFC. Coordena o Laboratório de Experimentação em História Social (LEHS). Fez a graduação na UFF, mestrado na UFRJ e doutorado na Johns Hopkins University.


Thiago Alves Dias é bacharel e licenciado em História pela UFRN, mestre em História pelo PPGH/UFRN e doutor em História Econômica pela USP. Atuou como docente temporário na UERN e na UFRN. Atualmente é bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutoramento do PPGH/UFRN e Pesquisador Visitante da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro (BNRJ).

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Páginas: 360 páginas
  • Medida: Altura: 02cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Peso: 420 gramas

Confira os produtos