Justiça no Brasil Colonial - Agentes e práticas, org. Maria Fernanda Bicalho, Isabelle de Matos Perreira de Mello e Virgínia Maria Almoêdo de Assis
Marca: Alameda Modelo: 2017 Referência: 9788579 394591
- Páginas: 360 páginas
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Peso: 358 páginas
Justiça no Brasil Colonial - agentes e práticas entronca-se na renovação historiográfica em curso nas últimas décadas sobre a América Portuguesa. O ângulo da abordagem desta coletânea de estudos é ainda mais novo, já que incide sobre o campo ainda pouco trilhado da administração da justiça nos Estado do Brasil e do Maranhão.
Outra novidade a merecer destaque é o acolhimento maioritário que este livro faz da investigação de uma nova geração de historiadores com trajetórias de formação partilhadas entre o Brasil e Portugal e que está agora disseminada por várias academias entre o Norte e o Centro-Sul do Brasil.
Os treze estudos aqui reunidos e a sua esclarecida introdução revelam a vitalidade deste renovado campo de estudos, através de análises bem delimitadas sobre história social da justiça e sobre o muito complexo terreno das práticas judiciárias. Partilham da mesma saudável preocupação de busca da complexidade analítica, evitando explicações simplistas e demasiado lineares. Se o recorte das análises é predominantemente regional, a verdade é que oferecem ao leitor temas e matérias instigantes que certamente suscitarão no futuro fecundas reflexões comparativas de escopo mais alargado.
Mafalda Soares da Cunha
Universidade de Évora CIDEHUS-UÉ
Sobre as organizadoras: Maria Fernanda Bicalho é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo, é professora no Departamento e no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense.
Isabelle de Matos Perreira de Mello é doutora em História pela Universidade Federal Fluminense, onde atualmente faz pós-doutorado.
Virgínia Maria Almoêdo de Assis é doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco, é professora nos Curso de Graduação e Pós-Graduação em História da mesma Universidade e integra o corpo docente do Mestrado Profissionalizante em Ensino de História da UFPE.
Deixe seu comentário e sua avaliação
Comentários
Ana Caroline Carvalho Miranda
O livro é lindo, muito bem feito. No que tange ao conteúdo, trata-se de um importante tema na História do Brasil. Ótimos autores, textos claros e muito informativos e o melhor: tratam do funcionamento da justiça em várias localidades. Além disso, são abordagens super atuais. O único problema da Editora Alameda foi não enviar o livro com um código de rastreio que realmente desse para rastreá-lo. Fora isso, foram muito solícitos comigo, informaram sobre a entrega de forma atenciosa.
- Páginas: 360 páginas
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Peso: 358 páginas