O milho na alimentação brasileira, de Carlos Alberto Dória (org.)

O milho na alimentação brasileira, de Carlos Alberto Dória (org.)

Marca: Alameda Modelo: 2021 Referência: 978-65-86081-83-1

Características


  • Autor: Carlos Alberto Dória
  • Páginas: 168 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Peso: 200

Por:
R$ 48,00

ou 3x de R$ 16,64 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Cada nação se alimenta a seu modo. Quando foi necessário identificar os brasileiros com um cultivo, escolheu-se a mandioca. Em contraste, as nações andinas foram identificadas com o milho. O quadro de feitio nacionalista, já nítido no final do século XVIII, foi fixado pela historiografia romântica e só começou a mudar recentemente, graças à antropologia e à arqueologia.

Hoje se sabe que a historiografia romântica se baseou nos relatos dos cronistas coloniais, que viveram majoritariamente na costa, onde, de fato, predominou a mandioca. Mas já no século XIX o relato de viajantes, como Auguste Saint-Hilaire, vai nos mostrando um país diverso do ponto de visto alimentar, denunciando a forte presença do milho.

Sucessivas pesquisas arqueológicas foram confirmando, no século XX e início do XXI, o uso corrente do milho, em especial nos territórios outrora ocupados pelas tribos de origem tupi-guarani, espalhadas da Amazônia até os pampas, entrando pelo Paraguai, Argentina e Uruguai, de sorte que, hoje, a representação da alimentação dos brasileiros como prioritariamente associada à mandioca não passa de viés de uma historiografia que necessita, urgentemente, ser revisada.

Os capítulos do presente livro, escritos por especialistas, têm o propósito de levantar essa discussão a respeito da presença forte do milho na formação histórica do perfil alimentar do brasileiro de modo a se reconstruir a diversidade da sua dieta, seja no passado ou no presente.

Carlos Alberto Dória

Sobre o autor: Carlos Alberto Dória é formado em Ciências Sociais pela USP com doutorado e pós doutorado em Sociologia na Unicamp. Escreve e publica sobre alimentação há mais de uma década, sendo os seus últimos livros sobre a formação da culinária brasileira e a culinária caipira. Acaba de surgir na Bahia livro seu com Jeferson Bacelar, sobre Manuel Quirino e sua obra A arte culinária na Bahia.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Autor: Carlos Alberto Dória
  • Páginas: 168 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Peso: 200

Confira os produtos