
O Triunfo da Persuasão, de Alexandre Busko Valim
Brasil, Estados Unidos e o cinema da política de boa vizinhança durante a Segunda Guerra Mundial
Este é um livro explosivo e mais atual do que nunca.
Pesquisador minucioso, Alexandre Busko Valim explora aqui a máquina de propaganda que os Estados Unidos criaram para manter a América Latina em sua esfera de influência, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. Uma vasta programação de filmes de ficção e documentários foi montada para formar uma opinião pública favorável aos interesses estadunidenses.
Os registros dessa operação de guerra, que atingiu quase todo o território brasileiro e cujos ecos podem ser sentidos até hoje, ficaram depositados por décadas em arquivos estadunidenses e Valim resolveu tirar-lhes a poeira. Este livro, uma brilhante articulação de estudos de história e cinema, mostra como tudo isso começou. (José Gatti)
Sobre o autor: Alexandre Busko Valim, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense, é professor de História do Cinema na Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve pesquisas na área de história e cinema, propaganda e relações entre Brasil e Estados Unidos. Publicou, dentre outros trabalhos, Imagens Vigiadas: Cinema e Guerra Fria no Brasil, 1945-1954 (EDUEM/Fundação Araucária, 2010).
Sumário:
Lista de abreviaturas - 9
Agradecimentos - 11
Prefácio - 15
Introdução - 21
1. The Brazilian Division: a chegada do Office no Brasil - 49
2. Aliados precisam ter atitudes amigáveis: propaganda, oportunidade e lucro - 79
3. O Show precisa continuar: o cinema da boa vizinhança adentra o país - 109
4. Acenando as cabeças para filmes extraordinários: os maiores hits do cinema da boa vizinhança - 171
5. Caçando com os melhores cães: os projetos de cinema do Office no Brasil - 213
6. Mais dramático do que qualquer ficção: as múltiplas fronteiras exploradas pelo cinema da boa vizinhança - 269
Considerações finais - 311
Filmografia citada - 317
Lista de filmes exibidos pela Brazilian Division - 321
Bibliografia - 329