Pierre Monbeig e a Formação da Geografia no Brasil, de Larissa Alves de Lira

Pierre Monbeig e a Formação da Geografia no Brasil, de Larissa Alves de Lira

Marca: Alameda Modelo: 2021 Referência: 978-65-86081-84-8

  • Páginas: 372 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Peso: 500 gramas

Por:
R$ 70,00

ou 3x de R$ 24,27 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Uma geo-história dos saberes

Pierre Monbeig foi um geógrafo francês que viveu no Brasil entre 1935 e 1946. Nesse período, ele foi um dos principais construtores de uma geografia acadêmica moderna no país. O livro Pierre Monbeig e a formação da geografia no Brasil (1925-1956) trata justamente desse papel central desempenhado pelo geógrafo, ao descrever o modo como essa ciência, no Brasil, nos anos em que esteve sob sua liderança, adquiriu características próprias no contexto acadêmico e cultural brasileiro devido às próprias exigências e possibilidades que o território do país colocava.

A autora mobiliza um método original, que ela denomina geo-história dos saberes, e que vem de seu contato prolongado com a obra do historiador Fernand Braudel, aqui utilizada como método para uma história intelectual e uma história da ciência. Larissa Alves procura demonstrar a especificidade da geografia que surge no Brasil frente aos desafios de longa duração da disciplina e busca posicionar a ciência geográfica brasileira em uma ciência-mundo, que intensifica sua globalização no início do século XX.

A temporalidade que guia o livro é a da trajetória do próprio Monbeig. A obra é estruturada em seis capítulos, em que se discute a formação universitária de Pierre Monbeig, porque ele escolheu a geografia e como tais opções refletem posicionamentos frente às tensões de longa duração; há também o debate acerca do processo de construção de autoridade de Pierre Monbeig no seio da Geografia brasileira e de outras temáticas que demonstram como a formação da geografia brasileira se entrelaça com trajetória intelectual de Monbeig e com as estratégias que ele pôde, ou quis, escolher.

 

Sobre a autora: Larissa Alves de Lira é geógrafa. Desde a graduação na Universidade de São Paulo vem desenvolvendo pesquisas na área de história e epistemologia da geografia e da geo-história. Mestre pela USP e doutora pela École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, Paris, França, e pela Universidade de São Paulo (convênio internacional de dupla titulação), desenvolveu também pós-doutorado na USP. Hoje é professora visitante da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Páginas: 372 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Peso: 500 gramas

Confira os produtos