Por um lugar ao sol, de Bruno Pimenta Starling
A Construção da Política Externa Alemã, de Bismarck a Guilherme II (1871-1914)
Por um lugar ao sol representa uma excelente oportunidade para compreender a relevância do papel do líder político na condução da política externa de um país que aspira o status de potência. O esforço do autor em demonstrar o complexo processo de mobilização de forças materiais e sociais do Estado alemão em prol de um projeto nacional, neste caso, aquele liderado pelo Kaiser, representa uma característica muito rica de seu trabalho.
Os processos de consolidação de Estados nacionais dependem fortemente da criação de algum tipo de identidade compartilhada entre seus cidadãos, bem como de lideranças capazes de empenhar os recursos do Estado em projetos nacionais voltados para a política doméstica ou exterior. As práticas que levam à transformação de unidades familiares ou clânicas em unidades nacionais é complexa e requer um processo longo no tempo.
O recrudescimento dos nacionalismos no início do século XXI, e as políticas nacionais que buscam instrumentalizar tais forças em prol de projetos de poder, é uma tendência forte em nosso tempo. O exemplo da Alemanha do Segundo Reich se enquadra nesta realidade. Ele serve de parâmetro para pensarmos nossos tempos e os prováveis desdobramentos de políticas que levam em consideração componentes étnicos, religiosos e partidários na elaboração da identidade nacional.
Danny Zahreddine
Sobre o autor: Bruno Pimenta Starling é mestre em Relações Internacionais pela PUC MINAS. Atualmente, é servidor público da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, atuando na Diretoria de Relações Internacionais desde 2014.
- Páginas: 312 páginas
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Peso: 500 gramas