Professores universitários na mira das ditaduras, de Luan Aiuá Vasconcelos Fernandes

Professores universitários na mira das ditaduras, de Luan Aiuá Vasconcelos Fernandes

Marca: Alameda Modelo: 2021 Referência: 978-65-5966-046-9

  • Páginas: 364 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Peso: 500 gramas

Por:
R$ 74,00

ou 3x de R$ 25,65 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

UFMG (Brasil, 1964-1969) e UTE (Chile, 1973-1981) no contexto das reformas do ensino superior

Luan Aiuá Vasconcelos Fernandes fez um estudo comparativo entre a repressão a professores das ditaduras militares no Brasil, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e no Chile, na Universidad Técnica del Estado (UTE). Com base em ampla pesquisa de fontes primárias, levantando dados em arquivos e também a partir da realização de entrevistas, Luan conseguiu recuperar a atuação das ditaduras brasileiras e chilenas no cotidiano das universidades e de seus professores, pesquisadores e alunos.

Nas pesquisas de Luan Fernandes fica evidente um ponto em comum entre os dois países: as universidades eram alvos prioritários a serem reprimidos e controlados. O rótulo “subversivo” pressupõe o expurgo da comunidade universitária. Contudo, o que se pretendia realmente coibir era produção de pensamento crítico capaz de colocar em xeque os projetos autoritários.

Luan Fernandes levantou informações inovadoras, em especial para o caso da UTE, até então menos estudada. A UTE teve centenas de professores demitidos pela ditadura de Pinochet, que, além disso, torturou muitos deles e matou pelo menos cinco docentes daquela universidade. O livro é uma contribuição importante para o conhecimento dos processos repressivos dos anos 1960-80 e para a compreensão das afinidades – e diferenças – entre as ditaduras brasileira e pinochetista.

Num momento em a ditaduras são enaltecidas pelo governo brasileiro, Luan Fernandes nos mostra o horror atuando na perseguição às ideias e na criação de um clima de terror implantado na educação, culminando no assassinato seletivo de professores considerados subversivos.

 
Sobre o autor: Luan Aiuá Vasconcelos Fernandes é licenciado em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em História e Culturas Políticas pela mesma instituição e doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). É também professor na rede pública municipal de São Paulo.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Páginas: 364 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
  • Peso: 500 gramas

Confira os produtos