Tensões políticas, cidadania e trabalho no longo Oitocentos, org. de Gladys Sabina Ribeiro Karoline Carula

Tensões políticas, cidadania e trabalho no longo Oitocentos, org. de Gladys Sabina Ribeiro Karoline Carula

Marca: Alameda Modelo: 2020 Referência: 978-65-86081-57-2

  • Páginas: 338 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Peso: 250 gramas

Por:
R$ 70,00

ou 3x de R$ 24,27 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Os interesses dos pesquisadores do CEO reunidos no projeto Universal “Poderes políticos, trocas culturais e cidadania em dois momentos (1840-1857 e 1870- 1920)” giram ao redor da problemática e da discussão historiográfica sobre a formação da Nação e
da cidadania, no longo século XIX.
Desta forma, este livro surgiu do diálogo e das conexões entre os pesquisadores do CEO, do NEMIC e do HEQUS, núcleos de investigação pertencentes ao Instituto de História da UFF. A centralidade do Estado e das suas instituições, ao longo do Oitocentos e dos primeiros anos da República, foram chaves importantes para analisar a atuação tanto de grupos sociais, quanto de políticos inseridos em seus partidos; a situação de trabalho de escravos, de libertos e de livres; bem como problemas econômicos variados desenhados nos anos oitocentos e iniciais da República. Contudo, essa perspectiva não negligenciou a compreensão dos períodos tratados e das mudanças ocorridas como decorrência da negociação permanente entre o governo e os movimentos e demandas oriundas da sociedade organizada ou não.

 

Sobre as organizadoras: Gladys Sabina Ribeiro é doutora em História Social do Trabalho pela UNICAMP, professora titular do Departamento de História e do PPGH- UFF, coordenadora e pesquisadora do Núcleo de Estudos de Migrações, Identidades e Cidadania (NEMIC-UFF), pesquisadora do CEO (Centro de Estudos do Oitocentos (CEO-UFF) e membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO). É também pesquisadora do CNPq e coordena o projeto Universal - CNPq (processo: 424255/2016-2)

Karoline Carula é doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professora adjunta do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense. Coordena o Centro de Estudos do Oitocentos (CEO-UFF), secretária da SEO (Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos) e é Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ).

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.
  • Páginas: 338 páginas
  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Peso: 250 gramas

Confira os produtos