À flor da pele: A tatuagem como ferramenta de ressignificação de cicatrizes; De Gabriela Schiavo.
Simulador de Frete
- Calcular freteÀ flor da pele: A tatuagem como ferramenta de ressignificação de cicatrizes; De Gabriela Schiavo
Toda cicatriz conta uma história. Algumas permanecem quase invisíveis; outras atravessam a maneira como alguém se vê e é visto pelos outros.
Em À flor da pele, a tatuagem não apaga essas histórias: dialoga com elas, transformando marcas do passado em novas possibilidades de expressão e pertencimento.
Ao longo de uma grande reportagem, Gabriela Schiavo acompanha pessoas que decidiram inscrever sobre suas cicatrizes novas imagens e novos significados. Automutilação, queimaduras, acidentes e a mastectomia realizada durante o processo de transição de gênero são alguns dos percursos que atravessam estas páginas.
Em comum, seus personagens compartilham a experiência de reconstruir a relação com o próprio corpo sem negar o passado que nele permanece inscrito.
Mais do que um livro sobre tatuagens, À flor da pele é uma reflexão sobre o corpo como território de experiências, perdas, vivências e recomeços. Com rigor jornalístico e sensibilidade narrativa, Gabriela Schiavo constrói uma obra que convida o leitor a olhar para as marcas que carregamos — visíveis ou invisíveis — não apenas como lembranças da dor, mas também como parte das muitas formas pelas quais reinventamos nossa própria história.
Joana Monteleone














