O curumim que só enxergava no escuro, de B. Kucinski
Esta é a história de um menino com nome de homem forte, Piatã Curumim. Está é também uma história de encontros. De amizade e da possibilidade de enxergar caminhos onde parece não existir saída.
Acontece que Piatã Curumim é um menino particular, que enxerga quando as outras pessoas dormem e passeia na floresta ao lado dos pirilampos. Um menino com o mistério nos olhos.
Não é fácil, o tempo de nascimento deste Piatã Curumim. As florestas sendo derrubadas pelos madeireiros, o corpo contaminado pelo garimpo. Não são fáceis os tempos em que estamos. Todo o planeta sob ameaça. Todas as conversas sob ameaça. Amanhecemos com o céu encoberto, com ideias totalitárias e de expulsão do Outro.
Acontece que Piatã vê um menino, um menino quilombola. E ali começa também uma das histórias deste livro: uma história de amizade. No enlace de texto e belíssimas ilustrações, olhos, bichos, terras e povos podem se encontrar, e no encontro, ser resistência.
Talvez, nestes tempos, precisemos mais que nunca enxergar no escuro, não para não ver o que nos rodeia, mas para imaginar e criar novas soluções.
Este livro ensina não somente pelas coisas que conta, da história inventada e das histórias do nosso tempo, mas pelo caminho que oferece:
do encontro da amizade da aliança contra a opressão. Para que os povos possam continuar existindo, no seu modo de vida, na sua língua, com dignidade e história.
Este livro conta uma história de resistência e histórias assim são necessárias.
Luana Chnaiderman de Almeida
------------------------------------------
Sobre o autor: B. Kucinski é a assinatura literária do jornalista e professor aposentado da ECA-USP Bernardo Kucinski. Em 2011, ele lançou K. Relato de uma busca, traduzido para várias línguas e finalista de prêmios São Paulo de Literatura e Portugal Telecom. Recebeu dois prêmios da Biblioteca Nacional, por Você vai voltar pra mim (2014) e Júlia – nos campos conflagrados do Senhor (Alameda, 2020). Pela Alameda, publicou também A nova ordem (2019), A cicatriz e outras histórias (2021), O colapso da Nova Ordem (2022) e O congresso dos desaparecidos (2023).
------------------------------------------
Sumário:
Numa noite de lua cheia asce Piatã 9
Os anciões discutem o mistério dos olhos de Piatã 11
As suspeitas do jovem Apoema 13
A história do Mal de Minamata 17
A profecia do Pajé 19
Piatã aprende a língua e a história de seu povo 21
Piatã enxerga um menino 25
Piatã e Dandará ficam amigos 27
Piatã cohece o quilombo e o avô de Dandará 33
O avô e Danará propõe a expulsão dos invasores 35
O planejameto do ataque aos invasores 37
A fuga dos invasores e a festa dos povos da floresta 39
Quem somos 44
Outros livros B. Kucinski 47
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 46
- Peso: 100 g