Movimentos Sociais e Educação, de Antônio Julio de Menezes Neto
O MST e o Zapatismo entre a autonomia e a instituicionalização
O leitor tem em mãos um necessário livro sobre o porvir de dois dos mais destacados e simbólicos movimentos sociais latino-americanos: os zapatistas e o MST.
Escrito por um intelectual que dialoga há muitos anos com a formação educacional e política dos movimentos de trabalhadores do campo, a obra discute métodos, concepções e estratégias de lutas protagonizadas pelos referidos movimentos, particularizando potencialidades e contradições das Ações Diretas na Educação – seja no âmbito do Estado (escolas, universidades), seja como processo auto-organizado de formação nos “caracoles” zapatistas e nas experiências do MST. Recusa a tese de que as lutas e as alternativas possam ser investigadas de modo dissociado do processo do capital que, com sua força totalizadora, impossibilita a formação de nichos de resistências autossuficientes e autônomos, ilhas emancipadas em oceanos de mercantilização da vida. Compreende o capital como relação social, marcada por expropriações e formas de exploração reconfiguradas pelo desenvolvimento desigual e combinado do capitalismo e, dialeticamente, pelas lutas de classes, elaboração que o autor busca em Marx, Engels e Mariátegui e incorporada como chave interpretativa decisiva da pesquisa, situando os conflitos socioambientais e pelos territórios como particula ridade capitalista e dimensão da luta de classes e dos confrontos anticapitalistas.
O livro se destaca por sua originalidade: o autor particulariza os anos 2000, quando grande parte das investgações se deteve nos anos 1990 e analisa as forças produtivas, as tecnologias e os embates pela produção material da vida, temas ainda com muitas lacunas na produção acadêmica, mas cruciais para o debate teórico-político do neodesenvolvimentismo propagado por governos e partidos ditos pós-neoliberais. Tal ideologia é evidente no caso brasileiro e, também, está presente no México, em especial na tensa relação dos zapatistas (“Outra Campanha”) com a esquerda organizada em torno de López Obrador. Essasrobustas discussões teóricas iluminam os capítulos dedicados às inicia tivas educacionais do MST e dos zapatistas, tornando o livro uma fonte de inspiração para os que lutam por uma educação públi ca não mercantil, crítica e emancipatória.
Roberto Leher, professor da Faculdade de Educação da UFRJ e de seu programa de pós-graduação, pesquisador do CNPq, Cientista de Nosso Estado/ FAPERJ e co laborador da Escola Nacional Florestan Fernandes.
Sobre o Autor:
Antonio Julio de Menezes Neto nasceu em 1956 em Belo Horizonte. É sociólogo, mestre em extensão rural, doutor em educa ção e pós-doutor pelo CPDA/UFRJ e pela UFRJ. Professor na Faculdade de Educação da UFMG, trabalha nos programas de pós--graduação e de graduação na área de socio logia da educação. Possui diversos artigos publicados e dois livro: “Além da Terra: cooperativismo e trabalho na educação do MST” e “A ética da Teologia da Libertação e o espírito do socialismo no MST”.
Sumário
Apresentação 7
Introdução 9
A desconstrução do socialismo e o neoliberalismo nos anos 1990
Capítulo 1 19
Uma leitura marxista da América Latina
Marx e Engels e a sociedade da mercadoria 21
Livre da necessidade natural e social e início da liberdade humana 26
A natureza para Marx e Engels 36
Mariátegui e uma vertente do marxismo latino-americano 43
Mariátegui e o questionamento ao racionalismo burguês na realidade latino-americana 45
Mariátegui e Marx 49
CAPÍTULO 2 55
MST: rebeldia ou institucionalização
MST: da rebeldia revolucionária à rebeldia institucionalizada 55
A penetração do capitalismo no campo 59
A penetração do capitalismo no campo brasileiro 64
O MST e a política institucional no período petista 69
CAPÍTULO 3 99
Zapatismo: rebeldia e autonomia
EZLN a o aprofundamento da autonomia 99
Zapatismo: pesquisa de campo 102
A Cidade do México e o Zapatismo 106
San Cristóbal de las Casas e o Zapatismo 110
O Zapatismo em Chiapas 117
As visitas e a pesquisa de campo nos caracóis zapatistas 124
Autonomia e isolamento 134
CAPÍTULO 4 151
A educação no novo milênio no MST e no Zapatismo
Educação, contradição e emancipação 151
Marx, Engels e a autonomia educacional 158
A educação em Mariátegui 160
Educação no MST 169
A educação Zapatista 184
Conclusão 201
Bibliografia 207
Agradecimentos 213
- Medida: 21cm x 14cm x 1cm
- Páginas: 214 páginas
- Peso: 335 gramas
