Perdas e Ressignificações dos Usos do Território na História do Negro, de Lourdes Carril (Orgs)
Simulador de Frete
- Calcular freteAproveite e compre junto
Perdas e Ressignificações dos Usos do Território na História do Negro, de Lourdes Carril (Orgs)
Esta obra sobre os quilombolas na região de Sorocaba outorga escuta às vozes que ali ecoam e o posterior exercício cuidadoso do pesquisador de descrever e refletir com respeito e fundamentaçãoas palavras que ouvem. Sesmarias, tropas, famílias coloniais, posses e indústrias constituíram a história do território do sertão paulista, onde as populações se organizam em um trabalho possível.
Assim, através da microscopia que evidencia a macroconstituição territorial brasileira, encontramos a contínua periferialização e silenciamento das populações negra e indígena. Entre eucaliptos, fábricas, exclusão, fome e resistência revelam-se territórios negros - quilombos rurais e urbanos - entre-cruzados de ocupações e inundados por ressignificações que suturam os esgarçamentos.
A estrutura quilombola revela a violência das relações de dominação estabelecidas em um Brasil periférico no cenário mundial e por pressões fundiárias no modelo de urbanização. Ao mesmo tempo, a resistência exemplar quilombola e a sociabilidade negra apresentam sua contínua dinâmica de ressignificação em uma (re)composição periférica. Na memória comunitária e no entrecruzamento de identidades e subjetividades, encontramos as reflexões interdisciplinares dos autores que iluminam a importância das singularidades e da totalidade, revelando as experiências humanas ao entrevermos a ocupação de terras.
Este trabalho apresenta o estudo cartográfico que expõe a manutenção da exclusão do negro no estado de São Paulo e no Brasil; ilumina a memória e narrativas dos representantes de Cafundó, Fazenda Pilar, Campolim compondo um estudo histórico-geográfico da pluralidade e multidimensionalidade da luta quilombola; observa na análise de periódicos e dos historiadores locais o silenciamento sobre as comunidades e a constituição de espaços de desigualdade; salienta os saberes locais, quando então história ambiental e oral são articuladas com a etnobotânica. Senti-me muito honrada de ter participado e acompanhado o percurso da pesquisa, bem como desta breve apresentação e uma obra tão cuidadosa e relevante!
Renata Câmara Spinelli
Sobre o Autor:
Lourdes de Fátima Bezerra Carril (Org.) é professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos (campus Sorocaba).
Helbert Medeiros Prado é professor visitante junto ao programa de Pós-Graduação em Antropologia (IFCH-UFPA) e Professor colaborador junto ao Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade na Gestão Ambiental (UFSCar-Sorocaba).
Maria Patrícia Cândido Hetti é professora aposentada do Instituto Federal de Educação Tecnológica de São Paulo.
Rafael Sanzio Araújo dos Anjos é professor pesquisador do Departamento de Geografia, Programa de Pós-Graduação e do Centro de Cartografia Aplicada e Informação Georáfica da UnB.
---------------------------------------------------------------
Sumário
Agradecimentos 09
Apresentação 11
A pesquisa em Sorocaba: um olhar interdisciplinar 11
Introdução
1. A espacialidade quilombola & ação do Estado excludente no Brasil africano real 41
Rafael Sanzio Araújo dos Anjos
2. A Organização da luta pelos territórios: memórias e resistências quilombolas em Sorocaba/SP 75
Lourdes Carril
3. Cafundó e Fazenda Pilar: formação do território e perdas territoriais 133
Lourdes Carril
4. Negros na região de Sorocaba: análise sobre estatuto jurídico, trabalho e historiografia local 207
Maria Patrícia Cândido Hetti
5. Memória ambiental e transformações da paisagem em Cafundó 275
Helbert Medeiros Prado
Anexo 1. Memória preta em Sorocaba 329
Marilda Aparecida Correia
Considerações Finais 337
Sobre os autores 347
- Medida: Altura Selecionar Altura: 02cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 350 páginas
- Peso: 0,414kg





