Cinema, comunicação e audiovisual, de Gelson Santana (org.)
Cinema, comunicação e audiovisual discute com vigor assuntos que até então eram pouco tratados pela análise cinematográfica tradicional, como o cinema de horror ou o grande cinema de Hollywood.
Dentro destes temas, a ênfase dos ensaios que compõe o livro recai sobre alguns dos temas clássicos do cinema, como o problema da ficção cientifica ou do horror. Desta forma, os autores da coletânea dirigem seus olhares para os filmes populares indagando sobre as diferentes maneiras de produção, a experiência e as estratégias que levam aos modos de fabricação do consumo de massa. Para os autores, por meio de um círculo vicioso, a cultura alimentaria a base material da tecnologia e, ao mesmo tempo, expandiria as práticas midiáticas que configurariam o mundo, assim como as poéticas relacionadas a estas práticas.
Gelson Santana organiza neste volume estudos que definem o conceito de contemporâneo a partir do cinema e do audiovisual. Ao tratar do presente no ambiente sociocultural e no espaço midiático, o pesquisador afirma que este seria sustentado pela reflexão dos fenômenos de massa.
Ou seja, existiria uma dimensão conexa do tempo, que constituiria o “presente extenso”, e uma dimensão emergente, que articularia o “presente como novidade”. São essas duas dimensões da noção de presente que, acopladas, compõem o conceito de contemporâneo explorado neste livro.
Reunindo pesquisadores de ponta, este livro oferece ao leitor a percepção de como a imagem midiática penetrou pelas brechas da cultura popular. E, através disso, tornou-se o principal motor de produção na realidade, unindo o provisório da novidade ao descentrado do inacabado como um processo definidor da auto-imagem que temos de nós mesmos.
Sumário:
Introdução - 7
Parte 1
O tempo no estudo da comunicação (Lean Mendes de Barro) - 19
Rumo a uma definição positiva de world cinema (Lúcia Nagib) - 33
As cidades fantásticas do cinema (Luiz Vadico) - 43
Ruínas do espírito ou arte consolidada - a penosa entronização da ficção científica (Marcello G. Tassara) - 55
Uma tela de pintor eternamente fresca: algumas reflexões sobre cinema, videoarte e pintura (Sandra Lischi) - 65
Parte 2
Recortes do poético no cinema brasileiro: Durval Discos, Amarelo Manga e Uma Vida em Segredo (Kati Caetano e Sandra Fischer) - 79
Revolução estética no cinema brasileiro: reflexões em torno do pensamento de Glabuer Rocha (Maria Ignês Carlos Magno) - 93
Nas sendas da violência (Mariarosaria Fabris) - 107
O rádio e o cinema no Brasil dos anos 30 (Sheila Schvarsman) - 121
Ganga Bruta, tecnologia e estilo (Vicente Gosciola) - 135
Parte 3
Um lobisomem na Amazônia: a perversão dos gêneros (Bernardete Lyra) - 153
Criaturas do Sol (Gelson Santana) - 163
Exorcismos caipiras em Jeca contra o capeta (Rosana de Lima Soares) - 181
Imagens escaldantes de uma aventura cinematográfica (Zuleika de Paula Bueno) - 197
A trajetória do Frankenstein cinematográfico: 1910-1957 (Alfredo Supla) - 205
O filme da Edison Co. e a releitura cinematográfica do Frankenstein de Mary Shelley (Laura Cánepa) - 217
Seres da noite: o cinema e o gênero do prometeu moderno (Lúcio de F. dos Reis Piedade) - 225
Frankenstein no cinema - as conquistas narrativas do filme da Edison Co. de 1910 (Rogério Ferrraraz) - 235
ISBN: 978-85-98325-85-9
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