Em tempo real, de Cássio Starling Carlos
Quantos jovens não encontraram nos imbróglios de Friends situações sexuais e afetivas vividas por eles mesmos ou, no máximo, por amigos? As garotas de Sex and the City, com suas ambiguidades modernas em relação aos homens, ao sexo e ao amor não se tornaram ícones de um pós-feminismo por acaso.
Difícil encontrar um lar onde a exibição de um episódio de Família Soprano ou de A sete palmos não provoque exclamações do tipo “ele é igual ao meu pai” (ou mãe ou avó). Neste livro, as séries de TV são analisadas por um jornalista experiente, num ensaio pioneiro. Cássio Starling Carlos, neste Em tempo real, relaciona as séries de TV com o mundo contemporâneo, o cinema, as artes e a literatura de nossa época.
Pessoas do mundo inteiro discutem na Internet o que aconteceu no último episódio de Lost tentando decifrar os mistérios da ilha. Ou elaboram teorias conspiratórias para justificar os novos ataques contra os Estados Unidos em 24 horas e compram DVDs.
As séries televisivas, uma mania planetária, têm sua origem nos primórdios da televisão, com o sitcom, na década de 1920, nos Estados Unidos. Neste ensaio, Cássio Starling Carlos faz uma análise dessa história, examinando os fatores responsáveis pelo sucesso atual, como a sofisticação da narrativa e a ousadia em abordar temas antes proibidos na TV.
O tempo é outro elemento indispensável para entender o fenômeno. A duração de uma série trouxe ao formato o que faltava para se diferenciar do cinema. Parte do interesse passa a ser acompanhar o crescimento ou envelhecimento de um personagem, às vezes durante anos, e com ele aprender como se comportar diante de novas situações. Os protagonistas, as famílias ou algum dos vários personagens secundários se tornaram companheiros de todos nós.
O autor: Cássio Starling Carlos é jornalista e escritor. Foi editor dos cadernos Folhateen e Ilustrada do jornal Folha de S.Paulo.
ISBN: 85-98325-37-6