Golpe de Vista

Golpe de Vista

Características



Não disponível

Enviar
Avise-me quando estiver disponível

Cinema e Ditadura Militar na América do Sul

“Golpe de Vista: Cinema e Ditadura Militar na América do Sul vem à luz num momento particularmente tenso na história da América Latina. Testemunhamos, hoje, um recrudescimento do neoliberalismo e da extrema direita nos mais diversos cantos do planeta. Enquanto “laboratório” político, o continente latino-americano parece atualmente seguir as “tendências” hegemônicas com zêlo, retomando os trilhos da “boa colônia” em tempos pós-coloniais – para regozijo do capital internacional e desespero da massa de trabalhadores e desprivilegiados que habita o hemisfério sul. Após anos de uma política de centro-esquerda em países como Brasil, Uruguai, Venezuela e Argentina, recrudesce hoje o cânone neoliberal do mercado financeiro e das elites latino-americanas – aquelas que vendem sua gente a troco de banana, por qualquer punhado de dólares. 

“Como em O Leopardo (Il Gattopardo, 1958) de Giuseppe Tomasi di Lampedusa, “algo deve mudar para que tudo continue como está”. E a elite que vem nos governando ao longo dos séculos, apesar de “caricata e burlesca” segundo as palavras de Machado de Assis, sabe muito bem ajustar o leme para manter o rumo que melhor lhe convém e não perder o poder.”

Hoje os métodos se sofisticaram e os uniformes já não são necessários, como bem mostram os golpes parlamentares em Honduras, Paraguai e, mais recentemente, no Brasil. Será que demos início a um novo ciclo de regimes de exceção na região? Mantenhamos viva a memória e a reflexão sobre o assunto, para que o passado pare de ser reinscrito no presente. 

É nessa perspectiva que este volume submete à apreciação do leitor vinte ensaios divididos em dois blocos: Dossiê I – arquivos abertos, e Dossiê II – recortes. No primeiro dossiê, abordagens mais panorâmicas e contextualizadoras do díptico cinema – ditadura militar. No Dossiê II, investigações mais verticalizadas, filmografias sob a lupa de pesquisadores especializados no tema.”

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


Confira os produtos