Páginas de sociabilidade feminina
Sensibilidade musical no Rio de Janeiro Oitocentista
Na metade do século XIX, o cenário musical carioca era vasto de instrumentos e de práticas musicais executadas por diversos agentes históricos.
O Rio de Janeiro era conhecido como "a cidade dos pianos", diante da grande quantidade deste instrumento nos locais públicos e privados, e dos comentários musicais feitos pelo periódico O Jornal das Senhoras.
Deste modo, é por meio da sensibilidade musical feminina que propomos permear os espaços frequentados e a formação das relações sociais, identificando os gostos musicais e as redes de sociabilidade, impressas em Páginas de sociabilidade feminina.
Sobre o autor: Everton Vieira Barbosa é Doutorando em História pela Universidade Federal Fluminense (2017) com bolsa de pesquisa CAPES-PRINT realizada no Centre d'Histoire du XIXe siècle, na Université Panthéon Sorbonne - Paris 1 (2019), e CAPES-COFECUB no Centre de Recherche et de Documentation sur les Amériques, na Université Sorbonne Nouvelle - Paris 3 (2019/2020). Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Assis (2016) com bolsa de pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Membro da Sociedade Brasileira de Estudos do Oitocentos (SEO) e da Associação Nacional de Professores de História (ANPUH). Tem experiência na área de História do Brasil Império e Republicano, com ênfase na cultura impressa e da moda. Atua nos seguintes temas: Imprensa Brasileira; Sociabilidade feminina; Cultura e Moda.
Também disponível em formatos digitais: