ENTRE OLHARES E VOZES - Foco narrativo e retórica em Relato de um certo Oriente e Dois irmãos, de Milton Hatoum
Referência: 8586372714
ENTRE OLHARES E VOZES
Foco narrativo e retórica em Relato de um certo Oriente e Dois irmãos, de Milton Hatoum
Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo e Heliane Aparecida Monti Mathias
144 p., 2004, 14x21 cm
ISBN 85-86372-71-4
Este ensaio tem como alicerce o mundo ficcional criado por Milton Hatoum. Descendente de uma família árabe e amazonense, nasceu em Manaus e publicou dois romances: Relato de um certo Oriente e Dois irmãos. A primeira obra, lançada em 1989, rendeu-lhe o prêmio "Jabuti" (melhor romance/1990), foi traduzida para seis línguas e publicada em oito países. Dois irmãos, de 2000, indicado para o "Prêmio Multicultural Estadão" e também para o "Jabuti" de ficção (meIhor romance), já foi traduzido para oito línguas e publicado em dez países.
Os dois romances de Milton Hatoum são analisados neste trabalho. Primeiro as autoras especificam com detalhes o foco narrativo de ambos, na verdade a pluralidade de pontos de vista, os diferentes narradores, as vozes que narram e os problemas envolvidos na construção das personagens, na exposição de seus problemas, valo-res, sentimentos, enfim nas diversas visões de mundo daí decorrentes.
Em seguida são analisados os recursos retóricos, ou seja, o conjunto de imagens, as figuras de linguagem, os registros e discursos que veiculam aquelas visões de mundo e formulam aqueles problemas. Os recursos retóricos são assim especi-ficados em seu funcionamento e nos efeitos que alcançam. Revelam-se ainda certas relações que se estabelecem entre personagens e a matéria narrada tendo em vista a recepção, ou seja, a posição do leitor.
Assim é discutida a verossimilhança, como também os interesses subjacentes dos narradores, a sua confiabilidade ou não e o sistema irônico presentes no modo de narrar e nos discursos que o enformam. O presente trabalho, por sua vez, é escrito em linguagem simples e direta, mas mantendo sempre o rigor dos conceitos e tendo em vista a acessibilidade para o leitor, em busca de revelar o que constitui a força literária e a vivacidade narrativa dos dois romances de Milton Hatoum, e o que faz dele um dos escritores mais importantes da literatura brasileira contemporânea. (Valentim Facioli)
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Sobre as autoras:
Marleine Paula Marcondes e Ferreira de Toledo tem graduação em Letras e Direito pela Universidade de São Paulo. Tornou-se, portseriormente, professora da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Apresentou seu doutorado em 1981, com a tese A sátira medieval galego-portuguesa: o sirventês moral.
Heliane Aparecida Monti Mathias se formou em Letras na Universidade de Sorocaba - UNISO em 1995 e, no ano seguinte, na mesma Instituição, iniciou o curso de Pós-Graduação "Linguagem nos meios de Comunicação". Foi professora universitária na UNISO, lecionando a disciplina Oficina de redação para turmas de Jornalismo e Publicidade/Propaganda. Em 2001, concluiu o Mestrado em Língua Portuguesa, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP, defendendo dissertação intitulada Uma leitura pragmática dos atos de fala.
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SUMÁRIO:
NOTA PRÉVIA - 9
MILTON HATOUM: UM ARQUITETO DE PALAVRAS - 11
INTRODUÇÃO - 13
PRIMEIRA PARTE
Foco narrativo: preliminares - 15
A compreensão das personagens - 16
O ponto de vista e a pluralidade de personagens - 16
Relato de um certo Oriente, de Milton Hatoum: enredo - 17
Dois irmãos, de Milton Hatoum: enredo - 19
Personagens romanescas: um mergulho nas profundezas da realidade - 21
As diferentes posições do narrador - 28
O narrador no centro da narrativa - 28
O narrador e a focalização distanciada das personagens - 57
O narrador e a observação dos aspectos exteriores - 65
A diversividade de visão - 79
SEGUNDA PARTE
O narrador e os caminhos da persuasão - 89 Conflitos familiares e emocionais: a busca da adesão do leitor - 92
O narrador e seus diferentes percursos discursivos - 97
Nos rumos da razão - 98
Um toque de emoção - 100
A arte a serviço do discurso - 103
Comparação, imagem e metáfora: a harmonia do poético - 103
Sinestesia: a provocação do sentido - 108
Paradoxo: o mundo embaraçado - 110
Simbologia: o capricho da imaginação - 111
Alusão: o retrocesso do pensamento - 117
Argumentação: os narradores em busca de comprovações - 117
Os enredos e as revelações das entrelinhas - 124
Entrelinhas regadas a lágrimas de sofrimento - 128
CONSIDERAÇÕES FINAIS - 133
BIBLIOGRAFIA - 137
SOBRE AS AUTORAS - 135
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