PRÉ-VENDA: Por linhas tortas, de Paul Dixon (ENVIO A PARTIR DE 22/01/2021)

PRÉ-VENDA: Por linhas tortas, de Paul Dixon (ENVIO A PARTIR DE 22/01/2021)

Marca: Nankin Editorial Modelo: 2020 Referência: 978-65-88875-02-5

Características


  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Páginas: 184 páginas
  • Peso: 150 gramas

Por:
R$ 56,00

ou 3x de R$ 19,41 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Paul Dixon é um experiente analista e intérprete da obra de Machado. Anteriormente publicou pela Nankin Editorial um minucioso estudo sobre as Memórias póstumas, intitulado O chocalho de Brás Cubas e em outras publicações estudos sobre contos do grande escritor.

O suporte teórico de Dixon, aliás muito discreto, é a tradição da Fenomenologia, ultimamente com apoio em E. Levinas. Ademais Dixon conhece toda a carga da crítica machadiana, brasileira e estrangeira. Isso implica dedicar-se ao romance machadiano, sob ângulos novos e reveladores, esclarecendo, por exemplo, a estrutura da obra, as relações interpersonagens, o processo progressivo do ensandecimento de Rubião e o conjunto sob o signo da “filosofia” do Humanitismo do “filósofo” pancada Quincas Borba.

Outro mérito, e não dos pequenos, deste livro é a dilucidação da postura do narrador, entre a primeira e a terceira pessoas, revelando sua complexidade e astúcias com as personagens e ainda com as contradições da sociedade brasileira tais como elas estão formalizadas na narrativa. Então Dixon evidencia que se trata de um olhar e uma voz irônicos, paródicos e satíricos.

Por linhas tortas, uma frase dita por Rubião, no período áureo do gozo da fortuna que Quincas Borba lhe legara, trata de inúmeros outros problemas, literários, sociais e humanos, e isso chama o leitor atual a ler com atenção este livro, sobretudo democrático, especialmente nestes nossos tempos sombrios e em crise e cujo futuro não alcançamos descortinar. É uma nobre lição, da qual aprendemos e aumentamos sem fronteiras a admiração pelo nosso escritor maior. Este livro de Dixon ajuda a mostrar como em Machado de Assis há de quase tudo e mais um bocado.

Valentim Facioli

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


  • Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
  • Páginas: 184 páginas
  • Peso: 150 gramas

Confira os produtos