A valorização capitalista do espaço e a teoria marxista do valor, de Paulo Godoy
A geografia histórica do capitalismo nos dois últimos séculos apresenta-se como um processo social caracterizado por profundas contradições, rupturas e continuidades, nas formas em que a sociedade entabula as relações entre si e com a produção das condições materiais e objetivas de sua existência.
De mero palco das ações humanas, a superfície terrestre torna-se, na sociedade capitalista, objeto de complexas mediações derivadas da reprodução social e dos modos específicos de organização do trabalho historicamente determinados pela lógica da acumulação de capital e valorização do valor.
A universalização da propriedade privada da terra e as sucessivas separações que marcam e caracterizam as relações sociais capitalistas conferem ao espaço geográfico o estatuto de espaço-mercadoria, conteúdo de valor de uso e de valor. Neste sentido específico, sob a ótica das relações capitalistas, pode-se falar em produção e valorização capitalista do espaço mediante a lógica intrínseca de realização dos processos sociais de reprodução da vida humana.
A partir dos escritos de Marx, busca-se fundamentar a análise da espacialidade do capital a partir das categorias trabalho abstrato, valor, capital fixo, renda da terra, fetichismo e fantasmagoria. O objetivo é trazer para o centro do debate sobre a produção e valorização do espaço as contribuições críticas do marxismo e, particularmente, da teoria marxiana do valor.
Sobre o autor: Paulo Godoy é professor de Geografia da Universidade Estadual Paulista, Campus de Rio Claro, atua nas áreas de Geografia Histórica e História do Pensamento Geográfico.
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SUMÁRIO:
Prefácio, 7
Manoel Fernandes de Sousa Neto
Introdução, 11
Parte I: As condições gerais de formação do Capital, 25
1. A gênese do capital: a acumulação primitiva, 27
2. A propriedade privada e o trabalho assalariado, 39
3. Os circuitos do dinheiro e da mercadoria, 49
Parte II: A produção social do mais-valor, 61
4. Considerações sobre a teoria marxista do valor, 63
5. A teoria da renda fundiária, 83
Parte III: Da mercadoria ao espaço e do espaço à mercadoria, 101
6. Valor e espaço, 103
7. O capital fixo e suas formas de circulação, 117
8. A valorização capitalista do espaço, 131
Parte IV: A metrópole capitalista: fetichismo e fantasmagoria, 145
9. Metrópole e fantasmagorias, 147
Referências bibliográficas, 165
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