A música do fim do mundo: orquestrações de literatura, teatro e cinema em Marguerite Duras, de Maurício Ayer
Marca: Alameda Modelo: 2024 Referência: 9786559662333
- Medida: Altura Selecionar Altura: 02cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 320 páginas
- Peso: 374 gramas
A música do fim do mundo
Orquestrações de literatura, teatro e cinema em Marguerite Duras
de Maurício Ayer
Uma das mais inovadoras e enigmáticas obras de Marguerite Duras é analisada em detalhe neste livro. Com India Song, a escritora e diretora francesa inventou um novo gênero textual (1973) e realizou um filme (1975) que ainda comove, hipnotiza e intriga. Em ambos, Duras fez convergir todas as suas obsessões: o amor e o desejo levados ao paroxismo da loucura; a múltipla e voraz sexualidade feminina; a morte e o crime e seus inabordáveis sentidos; a podridão do poder colonial e a decadência do Ocidente; a inegável morte de um mundo sem que um outro pareça despontar no horizonte.
Tudo isso é orquestrado com uma espantosa precisão técnica, que faz pensar no teatro de Beckett, no cinema de Resnais e Marker – e, sobretudo, na música de Bach, Beethoven e Berio. Que India Song seja ao mesmo tempo tão visceral e tão cerebral é um dos enigmas que este livro se esforça por clarificar. Procurou-se, entretanto, evitar que a análise se torne uma dissecação, que mata e esquarteja o ser vivo que estuda; ao contrário, a busca constante foi de que a obra de Duras se mostre cada vez mais viva e apaixonante à medida que a intimidade com ela se aprofunde.
Sobre o autor: Maurício Ayer é doutor em literatura francesa pela FFLCH/USP, instituição onde lecionou entre 2018 e 2021. Foi o curador da mostra de cinema Marguerite Duras: escrever imagens (Rio de Janeiro, 2009) e coorganizador do Colóquio Internacional Centenário de Marguerite Duras (São Paulo, 2014), entre outros eventos, e do livro Olhares sobre Marguerite Duras (Publisher Brasil, 2014). Também é autor de diversos artigos e ensaios sobre a autora.
.................................
Sumário:
Apresentação - 13
Por Maria Cristina Vianna Kuntz
Introdução - 17
Parte I – discussões - 23
1. A música no percurso criativo de Marguerite Duras: questões e hipóteses - 25
2. O livro como partitura - 93
3. Configurações do espaço-tempo - 121
4. Leituras do tempo-espaço -145
5. Voz e fala: corpo e linguagem - 175
Parte II – análises - 185
6. O (meta)andamento de India Song: reflexões sobre a lentidão - 187
7. Músicas, ruídos, luzes - 209
8. A vocalização da fala: entre o silêncio e o canto - 239
9. Os tempos de India Song: perfis e processos - 273
Bibliografia - 309
***
- Medida: Altura Selecionar Altura: 02cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 320 páginas
- Peso: 374 gramas