Ideologias e consequências
As Sociedades Musicais Francesas criadas entre o final do século XIX e início do século XX representaram um importante instrumento agregador e de luta pela criação da música contemporânea francesa. Esses agrupamentos apresentaram em primeira audição obras referenciais de compositores como Claude Debussy, Maurice Ravel, Gabriel Fauré e tantos outros. A certeza de terem suas obras apresentadas significou para esses músicos uma motivação concreta de trabalho, oferecendo ainda um espaço sem precedente aos vários intérpretes aqui mencionados, responsáveis por uma quantidade impressionante de performances e estreias, amplamente documentada pela crítica especializada da época.
Nesse sentido, a obra de Danieli Longo Benetti buscou realizar um histórico e uma reflexão sobre as ideologias e consequências das sociedades musicais investigadas. O livro faz-nos pensar nessa curiosidade e nesse descompasso entre os movimentos políticos e os artísticos. É como se, o tempo todo, a Arte gritasse ao mundo para vir atrás dela, conclamando as pessoas a transformarem suas sensibilidades, para que, quando dos momentos de grandes ebulições sociais efetivas, das quais decorrem substanciais transformações socioeconômicas, ela arrefecesse seu movimento à lavant-garde e desse lugar a retrocessos, cerceamentos e confinamentos pouco condizentes com sua própria natureza especulativa.
Sobre a autora: Danieli Verônica Longo Benedetti é pianista. Pós-doutorada, Doutora e Mestre pela ECA/USP; estudiosa da música francesa do início do século XX, suas pesquisas, amparadas pela FAPESP, tratam da influência do contexto histórico na criação musical francesa do período em questão. É Bacharel em Música (piano), pelo IA/UNESP. Diplomada pela École Normale de Musique de Paris e pelo Conservatoire Nacional de Musique de Strasbourg na França em alta interpretação pianística. Desenvolve atividade como camerista e solista apresentando-se no Brasil, Argentina, França, Itália e Hungria. Realizou estágios de pesquisa no Departamento de Música da Bibliothèque nationale de France BnF onde obteve acesso a todo acervo restrito referente as pesquisas desenvolvidas nesta publicação. Sua pesquisa segue desdobramentos em mais recente Pós-Doutorado, este sediado no IA/UNESP, com o apoio da CAPES. Desde 2014 é Professora de Piano do IA/UNESP.