As Sociedades Musicais Francesas do início do seculo XX, de Danieli Verônica Longo Benedetti

As Sociedades Musicais Francesas do início do seculo XX, de Danieli Verônica Longo Benedetti

Marca: Alameda Modelo: 2020 Referência: 978-65-86081-86-2

Características



Por:
R$ 62,00

ou 3x de R$ 21,49 com juros
Simulador de Frete
- Calcular frete

Ideologias e consequências

 

As Sociedades Musicais France­sas criadas entre o final do século XIX e início do século XX representaram um importante instrumento agregador e de luta pela criação da música con­temporânea francesa. Esses agrupa­mentos apresentaram em primeira audição obras referenciais de com­positores como Claude Debussy, Maurice Ravel, Gabriel Fauré e tan­tos outros. A certeza de terem suas obras apresentadas significou para esses músicos uma motivação con­creta de trabalho, oferecendo ainda um espaço sem precedente aos vári­os intérpretes aqui mencionados, responsáveis por uma quantidade impressionante de performances e estreias, amplamente documentada pela crítica especializada da época.

Nesse sentido, a obra de Danieli Longo Benetti buscou realizar um histórico e uma reflexão sobre as ideologias e consequências das sociedades mu­sicais investigadas. O livro faz-nos pensar nessa curiosidade e nesse descompasso entre os movimentos políticos e os artísticos. É como se, o tempo todo, a Arte gritasse ao mundo para vir atrás dela, conclamando as pessoas a transforma­rem suas sensibilidades, para que, quando dos momentos de grandes ebulições so­ciais efetivas, das quais decorrem substan­ciais transformações socioeconômicas, ela arrefecesse seu movimento à l’avant-garde e desse lugar a retrocessos, cerceamentos e confinamentos pouco condizentes com sua própria natureza especulativa.

 

Sobre a autora: Danieli Verônica Longo Benedetti  é pianista. Pós-doutorada, Doutora e Mestre pela ECA/USP; estudiosa da música francesa do início do século XX, suas pesquisas, amparadas pela FAPESP, tratam da influência do contexto histórico na criação musical francesa do período em questão. É Bacharel em Música (piano), pelo IA/UNESP. Diplomada pela École Normale de Musique de Paris e pelo Conservatoire Nacional de Musique de Strasbourg na França em alta interpretação pianística. Desenvolve atividade como camerista e solista apresentando-se no Brasil, Argentina, França, Itália e Hungria. Realizou estágios de pesquisa no Departamento de Música da Bibliothèque nationale de France – BnF onde obteve acesso a todo acervo restrito referente as pesquisas desenvolvidas nesta publicação. Sua pesquisa segue desdobramentos em mais recente Pós-Doutorado, este sediado no IA/UNESP, com o apoio da CAPES. Desde 2014 é Professora de Piano do IA/UNESP.

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Características


Confira os produtos