O autor multiplicado, de Gilberto Alexandre Sobrinho
Um estudo sobre os filmes de Peter Greenaway
Este livro traz o estudo de alguns filmes dirigidos por Peter Greenaway, dos primeiros filmes experimentais (Intervals, de 1969) até o longa-metragem A última tempestade, de 1991.
A abordagem dos filmes tem como objetivo apontar para as camadas de significação que permeiam nas construções narrativas do cineasta. Os filmes, entendidos como objetos autônomos de sentido, são enfrentados em sua estrutura interna e, em sua maioria, trazem uma marca forte do estilo de Peter Greenaway: a intertextualidade com um campo vasto de referências, em que transborda o excesso de citações, o sentido enciclopédico de organização do conteúdo, o apego aos sistemas de classificação e de organização, o excesso trabalhado como um valor, o grotesco na abordagem dos temas e no tratamento dos personagens.
Desta forma, o livro de Gilberto Sobrinho trata de um diretor que possui uma filmografia quantitativamente expressiva. Há uma análise para filmes já bastante estudados no Brasil, como O cozinheiro, o ladrão, sua mulher e o amante e O livro de cabeceira, que ganham rigor acadêmico com uma forma de abordagem e de análise que destaca força do estilo de Greenaway.
Sobre o autor: Gilberto Alexandre Sobrinho é professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, no Instituto de Artes, da Unicamp. Atua no Curso de Comunicação Social/Midialogia e nos Programas de Pós-Graduação em Artes Visuais e Multimeios. Tem realizado pesquisas sobre os filmes de Peter Greenaway, a Caravana Farkas, os documentários dos programas Globo Shell Especial e Globo Repórter, os coletivos de Video Popular do Brasil. Suas publicações incluem questões de autoria, experimentalismo no audiovisual (cinema, televisão e vídeo), o moderno documentário brasileiro, narrativas, o audiovisual e as novas mídias.
Sumário:
Introdução - 7
Capítulo 1 - Peter Greenaway e o cinema experimental - 47
Capítulo 2 - Os filmes de arte dos anos 1980/1990 - 93
Capítulo 3 - Dos documentários institucionais à televisão britânica - 229
Capitulo 4 - Cinema e novas mídias: modos expandidos de construções narrativas - 259
Considerações finais - 301
Filmes citados - 305
Referências bibliográficas - 309