O circuito das memórias
Juracy Assmann Saraiva
Este valioso estudo, agora em 2ª edição pela Edusp/Nankin, analisa os três romances de Machado de Assis que têm o estatuto da autobiografia ficcional: Memórias Póstumas de Brás Cubas, Dom Casmurro e Memorial de Aires.
Assim, este livro prioriza a análise e interpretação dos narradores das três obras machadianas, e também as relações que, como agentes do discurso, eles estabelecem com elementos particulares da narrativa, tais como a temporalidade, a focalização da matéria histórica e ainda o receptor interno do texto.
Daí surge a imagem de um escritor altamente complexo, mesmo contraditório de vez em quando, e cujo posicionamento estético o leva a uma experimentação inovadora, operando a autobiografia ficcional como desafio permanente. Essa radicalidade machadiana produziu não pouca confusão nos leitores e na crítica especializada, o que levou e talvez ainda leve muita gente a confundir aqueles romances com a “biografia verdadeira” de Machado.
Tendo em conta o que de melhor a crítica escreveu sobre tais livros, este estudo, com a melhor ferramenta analítica e interpretativa, em linguagem acessível, procura revelar e compreender as inúmeras máscaras de que Machado de Assis se serviu, envolvendo quem o lê e analisa. Juracy Assmann Saraiva descarta o velho chavão do recurso ao biografismo ou às anedotas sociais do tempo, para desenvolver teses muito férteis sobre o estatuto do narrador. Este, suposto “dono da palavra”, encena na narrativa problemas os mais diversos: sua duplicidade (ou multiplicidade), a fragmentação dos discursos, a precariedade da noção de verdade, o complexo jogo de interesses vitais e sociais e a intertextualidade fundamental na literatura, entre outros.
O que o leitor tem em mãos é um trabalho plenamente consciente das armadilhas machadianas, instituído como lente que examina tudo à distância crítica adequada para poder ver o objeto na inteira complexidade artística que o funda.
Sobre a autora: JuracyAssmann Saraiva é graduada em Letras pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos; Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Doutora em Teoria Literária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1990) e realizou Pós-Doutorado em Teoria Literária, na Universidade Estadual de Campinas (2000). É professora e pesquisadora na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo, e foi coordenadora do Mestrado Profissional em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais dessa mesma instituição. Entre as suas publicações estão: "Palavras, brinquedos e brincadeiras: cultura oral na escola" (2011), proposta de exploração da tradição cultural da oralidade nas séries iniciais do ensino fundamental, editado pela Artmed e "Texto Literário: Resposta ao desafio da formação de leitores" (2017), organizado juntamente com Ernani Mügge e Tatiane Kaspari, que se volta para a leitura de textos literários no ensino médio.
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SUMÁRIO:
Prefácio: Um Novo Machado de Assis - Regina Zilberman - 11
1. Revisitando Machado de Assis - 15
2. O Estatuto do Narrador - 25
3. Memórias Póstumas de Brás Cubas: Edição e Errata - 41
Narrador: A Metabiografia - 41
Arqueologia da Narrativa: Metadiscurso e Metatexto - 59
4. Dom Casmurro: Confissão e Representação - 91
Narrador: As Fraturas do Enunciado - 91
A Narrativa no Espelho - 119
5. Memorial de Aires: A Máscara do Verossímel - 145
Narrador: As Malhas da Fábula - 145
Auto-referencialidade Narrativa: A Utopia do Realismo - 168
6. Recompondo as Memórias - 191
Bibliografia - 213
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- Medida: Altura: 01cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Páginas: 224 páginas
- Peso: 360 gramas