O RISO ESCURO OU O PAVÃO DE LUTO
Referência: 8586372862
O RISO ESCURO OU O PAVÃO DE LUTO
Um percurso pela poesia de Lúcio Cardoso
Ésio Macedo Ribeiro
292 p., 2006, 14x21 cm
ISBN 85-86372-86-2
O estudo sistemático e abrangente da poesia de Lúcio Cardoso é uma dívida considerável da crítica literária brasileira. Mas agora, este notável estudo de Ésio Macedo Ribeiro é um passo importante para suprir essa carência.
Lúcio Cardoso consagrou-se como romancista e, não obstante, sua atividade literária foi também dedicada à poesia, numa convivência com expoentes do calibre de Carlos Drummond de Andrade, Murilo Mendes, Jorge de Lima, Manuel Bandeira, Vinícius de Moraes e tantos outros.
O resgate do valor e importância da poesia de Lúcio Cardoso é a tarefa prioritária deste livro. Cadernos da Hora Presente, Poesias, Novas Poesias, Poemas Inéditos contêm poemas que são enfrentados e interpretados por Ésio Macedo Ribeiro, que consegue captar-lhes o tom, a atmosfera, os temas e os processos construtivos. O lirismo de Lúcio Cardoso atravessado pela tensão social e histórica, do momento e do humano mais amplo, é posto em cena e revelado em sua força.
Além da competência crítica de análise e interpretação de uma poesia que ainda está na sombra da cultura literária do país, o autor apresenta uma bibliografia anotada, ímpar e insubstituível, de e sobre Lúcio Cardoso, tornada obrigatória daqui em diante para o estudo do grande autor de Crônica da Casa Assassinada.´ Valentim Facioli (USP – SP)
´Deixo sublinhada a importância do livro de Ésio Macedo Ribeiro, O Riso Escuro ou o Pavão de Luto, em suas duas dimensões, que são a delicadeza com que apresentou a poesia de Lúcio Cardoso e o importante levantamento bibliográfico do autor e sobre ele, anotado, revisto e ampliado, desde agora fonte de consulta obrigatória sobre a obra e fortuna crítica cardosianas.´ Ruth Silviano Brandão (UFMG – MG)