Os filhos que cronos não devorou, de Victor Leonardi
Referência: 9788577510832
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 120 páginas
- Peso: 200 gramas
Os filhos que Cronos não devorou, de Victor Leonardi
O tempo devora seus próprios filhos de forma implacável, inexorável. No entanto, neste livro o escritor Victor Leonardi mostra como algumas formas de resistência foram tentadas, com algum sucesso, contra o terror da história linear. Isso vem acontecendo no Brasil há quase 500 anos. São situações que envolveram mulheres e homens que lutavam para se libertar das experiências do cotidiano que resultam em nada – repetitivas, infrutíferas, entediantes – e que conseguiram, em algumas ocasiões, escapar da sanha devoradora do tempo.
Isso não é fuga: é uma forma libertária de viver momentos atemporais de indescritível beleza e prazer. Energia imanente. Vontade infinita de voar. São assim estes contos de resistência que o autor entrelaçou em Os filhos que Cronos não devorou.
Sobre o autor: Victor Paes de Barros Leonardi nasceu em 1942 na cidade de Araras, interior do Estado de São Paulo. É ficcionista, poeta e historiador. Escreveu e publicou 18 livros: contos, poesia, ensaios. É autor do roteiro de Atlântico Negro: na rota dos orixás, filme (dirigido por R. Barbieri) que participou do Festival Internacional de Cinema de Cannes em 1999. Victor Leonardi foi professor na Universidade de Brasília durante muitos anos, a partir de 1974, e professor-visitante na Unicamp, na Universidade Federal do Ama-zonas, na Universidade Federal da Paraíba e na Universidade da Califórnia, em Berkeley. É formado em Direito, no Brasil, e fez pós-graduação em Sociologia e em História na Universidade de Paris.
................................................
SUMÁRIO:
MANUSCRITOS DAS FLORESTAS E MONTANHAS DA CALÁBRIA - 9
PÁSSARO BRANCO - 39
CÁRCERE DE AMOR - 47
O SEM-NOME - 53
FLECHA DE MADEIRA - 55
INFORMAÇÃO DAS COISAS DA TERRA E NECESSIDADE QUE HÁ PARA BEM PROCEDER NELA - 59
FLORESTAS ANCESTRAIS - 65
O GRANDE CENÁRIO DO COMEÇO - 71
VATICÍNIO - 75
O ÚLTIMO TROPEIRO - 83
O MÃO-FURADA - 89
AQUELES OUE NEM MESMO SABEM PARA ONDE VÃO - 93
LER ALÉM DO QUE SE VE - 97
A INFINIDADE DOS POSSÍVEIS - 103
REINVENÇÃO DO FUTURO - 111
***
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Páginas: 120 páginas
- Peso: 200 gramas