Por um cinema de cordel: um livro de Sergio Muniz
Marcius Freire e Andréa C. Scansani (orgs.)
Sergio Muniz se perguntou sobre este algo tão peculiar que é o sentimento de amizade. Como muitos de nós que o admiramos e o consideramos um amigo, eu diria que ele era e continuará sendo a representação cabal desse sentimento, ademais, conduzida, em nosso caso, pela mão do cinema. Sergio contribuiu para regionalizar o Viña 67, o Festival que inaugura um marco no conhecimento e na relação futura entre os cineastas da América Latina e do Caribe, na perspectiva de organização e integração, em uma plataforma comum de ações com os princípios do Movimento do Nuevo Cine Latinoamericano. Admirador e amigo de Fernando Birri desde seu breve exílio no Brasil, ele se uniu a jovens argentinos e brasileiros com os quais firmou longa amizade e colaboração que podem ser constatadas em suas obras, como é o caso de Edgardo Cacho Pallero, Geraldo Sarno e Thomas Farkas. Ele também faz parte da geração dos primeiros mestres que iniciaram a Escola Internacional de Cinema e Televisão [de San Antonio de los Baños], criada por uma decisão da Fundação do Nuevo Cine Latinoamericano no início de março de 1986, cuja direção inicial foi assumida por Fernando Birri.
Por um cinema de cordel, um livro de Sergio Muniz, dos pesquisadores Marcius Freire e Andréa C. Scansani, é uma obra inédita, resultado de uma investigação rigorosa que nos aproxima, pela primeira vez, do cineasta brasileiro Sergio Muniz e suas múltiplas facetas como documentarista, pensador, mestre, homem generoso, comprometido com a sociedade e sempre disposto a colaborar. A partir de entrevistas e textos críticos, esta obra é um retrato das várias dimensões criativas do pensamento e comprometimento que caracterizavam Sergio Muniz. Constitui, assim, um verdadeiro livro de cabeceira que nos ajuda a seguir os rastros do cinema latino-americano e caribenho.
Alquimia Peña
Sobre os organizadores:
Marcius Freire: Professor titular do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação da Universidade Estadual de Campinas.
Andréa C. Scansani: Professora associada do Departamento de Artes da Universidade Federal de Santa Catarina.
-----------------------
Sumário:
AGRADECIMENTOS 13
APRESENTAÇÃO 15
PERSPECTIVAS CRÍTICAS 23
EM IMAGENS 377
EM SUAS PRÓPRIAS PALAVRAS 401
PONTOS DE VISTA 449
TESTEMUNHOS 465
***
- Medida: Altura: 03 cm, Largura: 16cm, Comprimento: 23cm
- Páginas: 552 páginas