Sujeitos Iluminados, de Fabiana Beltramim
A reconstituição das experiências vividas no estúdio de Christiano Jr.
Este livro é dedicado à produção do fotógrafo Christiano Junior, célebre por seus retratos de mulheres e homens negros no século XIX. Fabiana Beltramim se afasta das interpretações convencionais atribuídas recorrentemente às fotografias de Christino. A suposição imediata de que os fotografados de pés descalços são escravos, necessariamente submissos, é aqui matizada por uma análise que abre a possibilidade de serem os retratados negociantes de sua própria imagem, vendida para as carte de visites que antecipavam os cartões postais.
Os impactantes retratos de portadores de elefantíase ou de deformações ósseas realizados de Christiano Junior testemunham a inserção do fotógrafo nos circuitos médicos da Corte carioca, que utilizavam a revolução fotográfica para conhecer e tentar dominar as patologias que assolavam o país. Embora enfermos e expostos a um esforço de catalogá-los pela doença, obviamente constrangedor, os homens retratados guardam na pose de seus corpos, ora hieráticos, ora se aproximando das convenções elegantes das elites, uma clara intenção de perpetuarem-se para além do olhar depreciador desferido pela ciência médica.
Os retratos de mulheres negras, também realizados àquela época por outros fotógrafos como Alberto Henschel, Augusto Stahl e Revert H. Klumb, permitem problematizar as imagens como testemunhos não da constatação de uma diferença que emanava negativamente da cor, considerada lasciva pelos olhares racistas da ciência, mas da ânsia erótica do fotógrafo e do consumidor. As mulheres, como os escravos, passavam a ser tidas como submissas e degradadas nas representações, por vezes simultaneamente científicas e pornográficas, que se tornavam poderosos instrumentos de poder.
Sobre a autora: Fabiana Beltramim é doutoranda na História Social pela Universidade de São Paulo. Possui mestrado em História Social, orientada por Maria Odila Leite da Silva Dias, pela PUC/SP. Trabalha com os temas: fotografia, escravidão, cultura visual e relações de gênero.
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SUMÁRIO:
Prefácio - 9
Maria Odila Leite da Silva Dias
Introdução - 15
Capítulo 1 – 31
Parte I - A fotografia como um “museu imaginário” de um mundo distante - 33
Parte II - Os fotógrafos em terra estrangeira. Christiano Jr. e seus contemporâneos - 44
Parte III - O corpo como pano da cultura: corpo revelado, corpo ornamentado - 130
Capítulo 2 - 159
A “montagem do mundo” negro sob as lentes de Christiano Jr., Desiré Charnay e Louiz Agassiz - 161
Capítulo 3 - 225
Corpo visível e inteligível: as diferenças sentidas como falha - 227
Capítulo 4 - 305
A mulher negra e as múltiplas representações do feminino - 305
Parte I - Carte de Visite: Suporte para a Alquimia Oitocentista - 307
Parte II – Mulheres imaginadas: do erótico ao etnográfico - 330
Considerações finais - 345
Lista de Imagens - 353
Arquivos consultados - 365
Bibliografia - 369
Agradecimentos - 382
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- Páginas: 380 páginas
- Medida: C: 20cm, L: 18cm, A: 2cm
- Peso: 520 gramas