
A CIVILIZAÇÃO DO AÇÚCAR
O Brasil nasceu no Nordeste açucareiro, de uma sociedade de senhores e escravos, massapé e açúcar. Os traços ainda permanecem: o latifúndio marginalizando o homem do campo, a exportação asfixiando o mercado interno, séculos de escravismo impondo preconceitos éticos e étnicos ao trabalho. Sob a máscara do paternalismo das relações senhores-escravos, fermentava uma sociedade violenta, cujos conflitos mascaram com sangue a apenas aparentemente plácida história do Brasil.
Este livro foi escrito em 1984 para a coleção Tudo é História da editora Brasiliense. Até 1994 foram mais de 12 edições tornando-se uma referência para os estudos na área. Esteve fora de catálogo, mas agora volta em nova edição revista pela autora, fomentando o debate e referenciando novas abordagens.
Algumas atualizações foram introduzidas no livro, refinando informações, a partir de centenas de pesquisas que aprofundaram temas como técnicas, comércio, trabalho das economias açucareiras.
Sobre a autora: Vera Lucia Amaral Ferlini é doutora em História Econômica e Titular em História Ibérica, é Diretora do Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos da USP e Presidente da Comissão Gestora da Cátedra Jaime Cortesão da FFLCH/USP/Instituto Camões. Professora do Departamento de História da FFLCH da Universidade de São Paulo, atua nas áreas de História Ibérica e História do Brasil Colônia, estudando açúcar, escravismo, imigração, estrutura agrária e núcleos coloniais. Pela Alameda Editorial publicou os seguintes títulos: Modos de Governar: Idéias e Práticas políticas no Império Português, séculos XVI a XIX (2007) e Açúcar e Colonização (2010).
- Páginas: 115 páginas
- Medida: Altura Selecionar Altura: 01cm, Largura: 10cm, Comprimento: 21cm
- Peso: 500 gramas