Inventário da Obra Audiovisual de Cao Guimarães, de Cássia Takahashi Hosni
Fruto de uma pesquisa iniciada em 2012, o livro de Cássia Hosni é uma obra indispensável para podermos penetrar no universo de Cao Guimarães. Não só por reunir informações e sistematizar um horizonte amplo e variado de criações artísticas, mas também por possuir insights consistentes sobre o conjunto que mostra.
Cao Guimarães, cineasta e artista plástico, transita no cruzamento entre as artes visuais e as artes plásticas, passando pela fotografia, por instalações e pelo cinema documental. Para tanto, cria um mundo novo de acordo com suas próprias regras, seu trabalho é em si um inventário.
A metodologia utilizada pela autora para desvendar um dos principais artistas brasileiros contemporâneos deve ser louvada. Cássia Hosni percorre, com precisão, as obras produzidas entre 1986 e 2015 e monta, assim, o inventário do artista. O trabalho de pesquisa é impressionante, se aproxima dos acontecimentos e das obras pelas beiradas até chegar ao cerne, situando-as no tempo e no espaço de quando e onde foram criadas.
Este livro fica como referência para quem quiser enfrentar o desafio e encontrar a potência de Guimarães.
Sobre A autora: Cássia Takahashi Hosni é bacharel em Artes Visuais pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e mestra em Multimeios pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Atualmente é pesquisadora no Arquivo Histórico Wanda Svevo – Projeto Acervos, da Fundação Bienal de São Paulo.