Trabalho produtivo em Karl Marx, de Vera Cotrim
Velhas e novas questões
A produção de bens materiais nos dias de hoje depende cada vez mais de processos elaborados por profissionais de quem se exige criatividade e engenho, e não força repetitiva. Quando isso começou a acontecer? Que tipo de trabalho é este? Qual é a sua relação com as formas tradicionais criadas pelo capital?
Este livro investiga as esferas da vida social em que a produção e a circulação dos bens se assentam sob novas relações de trabalho, diferentes do modelo clássico do assalariamento. Em muitos casos, o trabalhador recobra certo controle sobre os meios de produção, trabalha para si mesmo e vende apenas seu produto.
Desta forma, Vera Cotrim se debruça sob conceitos marxistas para analisar problemas do mundo contemporâneo, como o trabalho imaterial, da pós Grande Industria ou do neocapitalismo. A pesquisadora mostra como as posições sobre o assunto dividiram os estudiosos.
De análises em que se decretava que o capitalismo havia mudado a ponto de se tornar obsoleto os conceitos e argumentos de Marx, aos que concediam que a mudança nas relações de trabalho teriam ocorrido por um desenvolvimento previsto por Marx, uma espécie de Marx além de Marx.
Assim, este estudo de Vera Cotrim, agora transformado em livro, busca voltar a Marx e seus textos para procurar as respostas para as questões dos novos tempos. Marx não é tratado aqui como um tipo de fundador muito homenageado e a seguir esquecido; seu pensamento é fonte ainda de inquietação e se revela muitas vezes mais instigante que o de seus sucessores.
O que também não quer dizer que a riqueza dos debates, desde os clássicos do marxismo do começo do século XX até os mais recentes, seja deixado de lado: ao contrário, através deles a autora situa, a todo o momento, a relevância do tema específico abordado, e permite ao leitor também situar-se dentro da tradição de pensamento.
SOBRE A AUTORA: Vera Cotrim é mestre e doutora em História Econômica pela Universidade de São Paulo, onde graduou-se em Filosofia. Tem experiência na área de Filosofia e História Econômica, com ênfase em Teoria Econômica Marxista, atuando principalmente nos temas do trabalho produtivo e trabalho complexo.
----------------------------------
SUMÁRIO
Prefácio: “De volta a Marx”, de Jorge Grespan - 11
Apresentação: Velhas e novas questões - 17
Capítulo I – A definição marxiana de trabalho produtivo - 27
O trabalho em geral produtivo - 31
Trabalho produtivo como categoria econômica - 37
As determinações concretas do trabalho produtivo: trabalho coletivo, produto imaterial e serviço - 59
As definições de trabalho improdutivo - 72
Capítulo II – Trabalho improdutivo no ciclo de reprodução do capital - 93
Capital produtivo e distribuição da mais-valia social - 98
Capital mercantil ou socialmente improdutivo - 122
Trabalho improdutivo e exploração do trabalho - 150
Capítulo III – Coletivização da produção, desenvolvimento produtivo e trabalho complexo - 177
A definição acessória de trabalho produtivo: trabalho material e imaterial - 185
A definição marxiana de trabalho complexo - 199
Trabalho complexo e complexificação social da produção - 222
Conclusão: Trabalho produtivo e obsolescência do capital - 275
Fontes bibliográficas - 289