Código: 314

Dependência e subdesenvolvimento

Bookmark and Share

Referência: 9878579391163


Por:
R$ 48,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 16,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Dependência e subdesenvolvimento

A transnacionalização do capital e a crise do desenvolvimento nacional em CELSO FURTADO

Dependência e Subdesenvolvimento é uma reconstituição cuidadosa da interpretação de Celso Furtado sobre o caráter perverso do capitalismo contemporâneo e seus impactos devastadores sobre a periferia da economia mundial. O estudo de João Paulo Camargo Hadler coloca em evidência o impasse a que chega a reflexão furtadiana, polarizada entre dois extremos.

De um lado, as investigações de Furtado conduzem ao diagnóstico dramático sobre as condições extremamente adversas que condicionam o destino das economias periféricas na era do capitalismo pós-nacional. De outro, na contramão das tendências históricas desencadeadas pela transnacionalização do capital, Furtado insiste na esperança de que seja possível uma reconfiguração virtuosa da ordem econômica internacional, defendendo a alternativa de uma economia mundial baseada em relações de interdependência como base de uma globalização civilizada.

A importância desta abordagem fica melhor balizada quando se considera a essência da teoria do subdesenvolvimento de Furtado; a extrema dificuldade do status quo em conviver com suas severas críticas; e a intensa, ainda que quase sempre velada, disputa sobre a atualidade e o signifi cado de seu rico legado crítico.

Plínio de Arruda Sampaio Jr.

Sobre o autor: João Paulo de Toledo Camargo Hadler é mestre em Ciências Econômicas pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas; atualmente é doutorando em Economia pela mesma instituição

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características