Código: 524

LIVRO DE SETE FACES

Bookmark and Share

Referência: 85-86372-90-0


Por:
R$ 32,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 10,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

O que podemos saber dessa poesia? Diante de um livro como este, que apresenta sete autores com tantas afinidades, será que é possível pensar uma nova “geração” de poetas?
Observando as “sete faces”, constatamos que praticamente todos os poetas passaram pela Universidade e se pós-graduaram. A leitura de poetas consagrados, o cinema cult, a música pop e a contracultura se fazem presentes nos seus temas e na linguagem.
A face acadêmica, no entanto, não explica tudo... talvez até explique muito pouco mesmo. Um ou outro comentário irônico sobre o precário lugar do intelectual, impotente hoje e sempre, como em “preciso de algo mais forte urgentemente, porque não agüento mais ouvir nossos intelectuais, não agüento mais hollywood e cahier du cinema, deleuze, foucault e derrida”, do texto de Anderson Pires.
Os limites da poesia, sua impossibilidade diante do grave aspecto do mundo são sentidos por quase todos os poetas.
Além disso, é audível no livro a melodia do feminino entoada de maneira diferenciada pelas três autoras que dele participam. Desde a dolorosa e explosiva criação nas e com as palavras de Camila Fernandes, que propõe a “leitura das paredes” e entende a “casa como literatura” (no poema Limites), passando pelo eterno retorno da dor/solidão/ gozo/desejo em Érika Kelmer para encontrar na prosa-poesia com sabor autobiográfico de Elza Nogueira a não resposta da inquietação.
As definições de poesia e o assumir-se como “não-poeta” de Rodrigo Toledo França vinculam os poetas à sua herança maior: o Modernismo e a geração que o leu nos anos 60, 70, 80 (isso também se percebe na poesia de André Monteiro), mesmo em se tratando de um vínculo que permite a diferenciação.
Os poetas das sete faces mostram que foram bons leitores, de poesia também. Por essa e por outras, a leitura de seus textos pode apontar novos sentidos para quem lê poesia hoje.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características