Código: 176

Por uma história do político

Bookmark and Share

Referência: 978-85-7939-055-5


Por:
R$ 26,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 8,67
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Por uma história do político
Remodelação da teoria política
 
Pierre Rosanvallon é um dos mais importantes politólogos e historiadores da atualidade. Autor de mais de doze livros, quase todos traduzidos em diversos idiomas, é de se lamentar que apenas dois tenham sido traduzidos no Brasil. Contendo seus dois principais textos metodológicos no âmbito da história do político, o presente volume intenta contribuir para amenizar esse quadro desalentador e encorajar a tradução de suas obras maiores.
Pierre Rosanvallon partilha de uma concepção básica do político, quando define o mundo da política como segmento do mundo do político, operado pela mobilização dos mecanismos simbólicos de representação. Para ele, a democracia não experimentaria qualquer crise nos dias de hoje, ao contrário. A crise seria da teoria política tradicional, a qual não teria se dado conta do caráter permanentemente aberto daquela forma político-social e por isso teria perdido a capacidade de dar conta das transformações por ela sofridas nas últimas décadas.
Por isso, para Rosanvallon, a necessidade de remodelá-la recorrendo, não a mais teorias abstratas, mas à história e ao comparatismo, meios únicos de apreendê-la em suas formas concretas. Ao recusar a oposição entre democracia direita e democracia representativa, em que o debate se polarizava na época, quando da publicação de suas primeiras obras, Rosanvallon já revelava assim um traço constante de sua obra posterior: a crença de que o político era um fenômeno que só poderia ser compreendido a partir das dificuldades e dos problemas substantivos da vida democrática.
 
 
Christian Edward Cyril Lynch
 
 
 
Sobre o autor: Pierre Rosanvallon é cientista político e professor de história política do Collége de France desde 2001. Escreveu, entre outros, Lê Sacre du citoyen. Histoire du suffrage universel em France (Paris: Folio Histoire, 2001) e Le capitalisme utopique. Histoire de l’idée de marche (Paris: Éditions Le Seuil, 1979).

ISBN: 978-85-7939-055-5

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características