Código: 920

Párias da Terra

Bookmark and Share

Referência: 9788579392986


Por:
R$ 52,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 17,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Párias da Terra

O MST e a mundialização da luta camponesa

Este belo livro oferece uma análise inovadora da ação internacionalista do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra – MST, uma dimensão que não resulta unicamente de uma necessidade política material, mas também de uma visão utópica e de um engajamento ético: de uma “mística”, no sentido de José Carlos Mariátegui.

O título fala em “párias da terra”, uma expressão que designa os trabalhadores rurais sem terra, sem dúvida, com referência à célebre fórmula da “Internacional” que inspirou o livro de Franz Fanon: os “condenados da terra”. Em realidade, no próprio livro de Deni Rubbo, o termo designa não apenas camponeses sem terra, mas, de modo mais geral, as vítimas de um processo de cinco séculos de “descobertas”, de conquistas e de “modernização”: os indígenas, os negros, as mulheres, as classes populares. 

Inspirado, nesse contexto, pelos notáveis trabalhos de Enrique Dussel sobre 1492 e as origens coloniais da modernidade ocidental, o autor aqui define Párias da terra, portanto, como todos os que sofreram, durante séculos, pela opressão, pelo desprezo, pela escravização, pela exclusão socioeconômica, política e cultural, imposta pelas elites dominantes. A denúncia que emerge da campanha do MST situa no centro o ponto de vista destes outros “da América Latina que historicamente são considerados ‘marginais’, ‘fora do lugar’, ‘párias’ da terra”. 

Os “párias da terra” de que nos fala Deni Rubbo neste livro escrevem um novo capítulo, latino-americano e planetário, da genealogia dos “párias rebeldes”. Um capítulo que não está fechado e que permanecerá aberto a novas rebeliões. Eles pertencem a esta tradição de resistência que se esboça há séculos nos interstícios da História oficial – tradição insubmissa de outro humanismo que, por ser “escondida”, não deixa de fazer parte da história da democracia.

Sobre o autor: Deni Ireneu Alfaro Rubbo possui graduação em Ciências Sociais na Unesp (campus Araraquara), mestrado em Sociologia pela USP e, atualmente, é doutorando pela mesma instituição com uma tese sobre o pensamento de José Carlos Mariátegui. É autor de diversos artigos e resenhas em revistas nacionais e internacionais.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características