Código: 724

Redirecionamento da política externa

Bookmark and Share

Referência: 9788579392306


Por:
R$ 42,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 14,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Redirecionamento da política externa

Uma análise comparativa entre os Governos Castello Branco e Fernando Collor

 

Sobre a política externa do regime militar ainda são relativamente escassos os livros, o mesmo podendo ser dito do pós-redemocratização.   O governo de Castelo Branco, por exemplo, mereceu poucos estudos. Sobre os anos 80 e 90 pode-se arrolar rapidamente a literatura que trata dos mandatos de José Sarney, Fernando Collor de Mello ou Itamar Franco. 

            O presente estudo aborda dois desses governos: o de Castelo Branco e o de Collor de Melo. Situados historicamente em momentos distintos, convertem-se em interessante oportunidades para reflexão sobre a conduta dos mesmos nos rumos da política externa. O primeiro foi influenciado pelo clima de guerra fria, tendo assumido o poder quebrando a ordem constitucional. O segundo governou quando a guerra fria chegava ao seu final.  A conduta internacional do Brasil não poderia ficar inerte às influências tanto domésticas quanto as do cenário mundial.  Esses mundos completamente diferentes obrigou os decisores a avaliá-los para a tomada de decisões sobre a conduta da política externa e internacional brasileiras.

            Jovem pesquisador, o autor desse livro debruçou-se sobre esses fatos, comparando os governos de Castelo Branco e Collor de Mello, analisando as influências e motivações que fizeram com que o pais, em cada oportunidade, procurasse por alternativas que parecessem melhor, resguardando-se as limitações de poder e as reais possibilidades nacionais.

            O autor elabora um competente livro, bastante útil para se entender melhor as opções feitas por aqueles governantes em momentos tão importantes da história política brasileira.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características