Democracia e Policentrismo do Poder, de Murilo Gaspardo
A proposta de Democracia e Policentrismo do Poder é buscar, nas reflexões da democracia cosmopolita, de David Held, Anthony McGrew e Daniele Archibugi, induzida pelas transformações do contexto europeu, instrumentos analíticos que permitam ao Brasil compreender e superar as limitações de nossa democracia representativa incompleta.
O Murilo Gaspardo faz um interessante panorama da crise de 2008, revelando as entranhas do colapso da representação política tradicional. No bojo da revolução da informação, em que a dinâmica do Estado nacional se liquefaz, como predica Bauman, a produção do direito se modifica e o monolitismo da ordem jurídica estatal característica do séc. XX dá lugar a uma multiplicação de centros de poder e de produção de normas ordenadoras da vida social, com papel determinante para as instituições do mercado. A soberania, desafiada por centros de decisão desvinculados do território nacional, desconcentrados e fragmentados, se reconfigura.
Jovem e dinâmico professor de Teoria do Estado da UNESP, o autor, familiarizado com os meandros da política partidária, apresenta ao leitor uma reflexão inteligente e atual sobre os desafios da democracia contemporânea no Brasil, num texto fluente e bem construído.
Maria Paula Dallari Bucci
Professora da Faculdade de Direito da USP
Departamento de Direito do Estado
Sobre o autor: Doutor, Mestre e Bacharel em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), Murilo Gaspardo é Professor de Teoria do Estado e Ciência Política da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquisa Filho" (UNESP), Campus de Franca – SP, onde é líder do Grupo de Pesquisa "Governança global, direitos humanos e democracia" e coordena o Projeto de Extensão "Núcleo de Cidadania Ativa da UNESP". Desenvolve pesquisas na área da democracia desde 2002 e tem vários artigos publicados sobre o tema em revistas especializadas.