Código: 848

Alfredo Andersen

Bookmark and Share

Referência: 9788579392757


Por:
R$ 88,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 29,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Quando o pintor norueguês Alfredo Andersen (1860-1935) desembarcou no Brasil em 1893, não imaginava que ali permaneceria o resto de sua vida. Teve sua formação artística realizada em ateliês particulares na Noruega e na Academia de Belas Artes de Copenhagen, na Dinamarca.

 

Gostava muito de navegar e chegou ao Paraná por um acaso, mas ali permaneceu por conta das relações que criou, especialmente com a população nativa e com os imigrantes. Encontrou uma clientela ávida por suas pinturas e criou uma importante escola de pintura em Curitiba no começo do século XX.

 

No entanto, a imagem construída pela historiografia regionalista, que o elevou à categoria de pai da pintura paranaense não parece dar conta das tensões e ambiquidades que perpassaram a sua trajetória. O livro busca contar a históia da transformação deste pintor marinheiro em norueguês caboclo, sempre em conexão com o seu entorno, lançando nova luz sobre este importante artista brasileiro.

 

 

amélia siegel corrêa nasceu em Curitiba, Paraná. Graduou-se em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná, onde conclui também seu Mestrado em 2006. Doutourou-se em Sociologia na Universidade de São Paulo em 2012, com bolsa FAPESP. Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPR e também professora da Pós-Graduação em História Social da Arte da PUC-PR.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características