Código: 1105

Excomunhão e Economia da Salvação

Bookmark and Share

Referência: 9 788579 393426


Por:
R$ 88,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 29,33
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Excomunhão e economia da salvação
Queixas, querelas e denúncias no tribunal eclesiástico de Minas Gerais no século XVII   

A constituição do “Império cristão” dependia de mecanismos repressivos e de agentes capacitados, virtuosos e cônscios das suas obrigações pastorais e disciplinadoras. Sensível a tais condições, o presente livro oferece ao leitor uma análise acurada da justiça eclesiástica, compreendendo-a como uma das principais promotoras de uma “sociedade confessional” em Minas Gerais, na segunda metade do século XVIII.

A partir da investigação de uma impressionante gama documental Patrícia Ferreira dos Santos Silveira desvelada as mais intricadas relações da justiça eclesiástica e seus agentes com a sociedade e com os mecanismos e representantes seculares de controle e poder.

Assim, para além de uma análise estritamente formal do juízo eclesiástico, este estudo oportuniza conhecer a fundo as diversas dimensões da justiça eclesiástica na sua atuação efetiva e na busca virtuosa, mas nem sempre exitosa, de conferir a cada qual o que era de direito.

Entre a virtude e o vício, entre o perdão e vingança, no espaço aberto para a resolução dos conflitos, a justiça eclesiástica conduziria o rebanho de habitantes das Gerais pelo “caminho, a verdade e a vida”.

Sobre a autora: Patrícia Ferreira dos Santos Silveira é natural de Mariana, Minas Gerais, onde atuou como professora da rede pública municipal de ensino. É licenciada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (2004), as relações entre a Igreja e o Estado Moderno constitui um de seus principais enfoques de investigação desde este período. Aprofundando o estudo destes temas, tornou-se Mestre e Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (2013). 

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características