Código: 168

Morar e viver na cidade: Campinas (1850-1900)

Bookmark and Share

Referência: 978-85-7939- 028-9


Por:
R$ 42,00

ou 3x sem Tarifa de R$ 14,00
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

                                               Morar e viver na cidade: Campinas (1850-1900)
Mobiliário e utensílios domésticos
 
 
Este livro estuda a descrição do mobiliário e dos objetos que compunham a casa campineira e convida o leitor para entrar em casas alheias e imaginar de forma detalhada, os hábitos e costumes de gerações passadas. Se hoje, mesmo as casas mais simples possuem objetos e utensílios fundamentais para atividades domésticas, no século XIX a posse destes bens sinalizava a posição social e o prestígio que seus detentores tinham dentro da rede social na qual circulavam. A historiadora Eliane Morelli Abrahão restaura a significação histórica dessas práticas e os  fenômenos sociais naquela época.
 Com grande perspicácia de observação diante dos inventários, a autora nos faz refletir sobre as permanências e transformações do cotidiano familiar, como as influências recebidas da Europa e as adequações realizadas pelas famílias tradicionais. Livros de receitas e manuais de etiqueta, acompanhados da descrição do número de utensílios e outras informações coletadas, permitem inferir quais eram as famílias que mais recebiam formalmente, o tipo de serviço que ofereciam em suas recepções e as redes sociais que se compunham durante esse período. Além disso, as questões sobre o papel da mulher, o início da urbanização, a circulação de riquezas, a preocupação com o refinamento das casas e recepções, as perpetuações de um ambiente mais senhorial do que burguês também são temas que tangenciam este estudo.
Nos tempos em que as fronteiras entre público e privado são cada vez mais tênues Morar e viver na cidade: Campinas (1850-1900) revela uma maneira de pensar as complexas relações que foram tecidas historicamente. Com pleno domínio do debate historiográfico sobre cultura material, representações e sociabilidade, além de uma interessante abordagem de fontes este livro traz ao leitor aspectos de uma história e os  mais diversos desdobramentos que podem ser observados e refletidos nos dias de  hoje.
 
Sobre o autor: Eliane Morelli Abrahão é formada em História pela PUC-SP. Mestre em História Cultural pela Unicamp, em 2008 sob a orientação de Hector Hernán Bruit e José Alves de Freitas Neto. Uma das autoras do livro Delícias das Sinhás. Atualmente desenvolve seu doutorado sobre os hábitos alimentares dos paulistas (1860-1930).

 

ISBN: 978-85-7939- 028-9

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características