Código: 1517

Rumos do Sul

Bookmark and Share

Referência: 9788579395390


Por:
R$ 70,00

ou 3x de R$ 23,33 sem Tarifa
 
Simulador de Frete
- Calcular frete

Periferia e pensamento social

 

Neste livro estão os debates sobre os alcances e os limites teóricos, analíticos e metodológicos da periferia. Vista no plural e debatida a partir de uma variedade de temas e problemas, a periferia é tomada aqui como ponto de partida para ler modernidades e colonialismos uns contra os outros.

Vistos em conjunto, os capítulos sugerem que a periferia é um espaço geográfico e também uma ideia; é uma condição histórica, política e econômica delimitada, que pode ser aceita, questionada ou ter seus sentidos alargados, dependendo do contexto.

Tornada realidade concreta, mas também imaginação social histórica e sociologicamente formulada, e, portanto, disputável, a pluralidade de análises de processos sociais e sujeitos, obras e autores analisados apontam para o potencial das ideias como forças sociais, isto é, para o modo como diferentes ideias, repertórios e linguagens concorrem ativa e reflexivamente para a modulação do mundo social, operadas pelos sujeitos que as formulam ou que as absorvem, cultural e politicamente, de maneira sincrônica ou diacrônica, conferindo ou disputando sentidos com o contexto social envolvente. A periferia torna-se realidade concreta, mas também imaginação social histórica e sociologicamente formulada, disputável.

Mariana Chaguri & Mário Medeiros

 

Sobre os organizadores: Mariana Miggiolaro Chaguri é professora do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Estadual de Campinas e diretora do Centro de Estudos Rurais (Ceres IFCH/Unicamp). Recebeu o Prêmio do Concurso Brasileiro Anpocs de Obras Científicas e Teses Universitárias em Ciências Sociais, em 2008. Autora de O Romancista e o Engenho: José Lins do Rego e o regionalismo nordestino dos anos 1920 e 1930, São Paulo: Anpocs / Hucitec, 2009.

Mário Augusto Medeiros da Silva é professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em de Sociologia da Universidade Estadual de Campinas. Recebeu o Prêmio para Jovens Cientistas Sociais de Língua Portuguesa, do Centro de Estudos Sociais, da Universidade Coimbra, em 2013. Autor de A Descoberta do Insólito: literatura negra e literatura periférica no Brasil (1960-2000), Rio de Janeiro: Aeroplano, 2013.

Deixe seu comentário e sua avaliação


Características