Artes do Videogame, de Jesus de Paula Assis
Arte, cultura e realidade virtual
Conceitos e técnicas por trás dos divertidos videogames
Pong, Pac Man, Tetris, Lara Croft, jogos em 3D que precisam de configurações específicas e/ou outras interfaces, jogos on-line, games feitos especialmente para telefones celulares. Os jogos eletrônicos fazem parte do nosso dia-a-dia e transformaram-se numa verdadeira cultura, da qual participam usuários e criadores.
Mais do que uma introdução ao mundo dos games, Artes do Videogame, de Jesus de Paula Assis, visa a apresentar uma série de conceitos e técnicas fundamentais para o fazer e o jogar, além de mostrar como isso vem se modificando nas últimas décadas. O texto fala da transformação dos games, de regras práticas de construção e das eventuais dificuldades de fruição impostas, por exemplo, pela simples presença de um computador ou de um console.
Ao discutir a experiência vivida de jogar, pensar e criar games, o livro aponta para algumas das influências dos jogos eletrônicos nas novas formas de percepção e de interação entre o mundo físico e o mundo virtual. Ideias que apontam, ainda, para os limites e potencialidades de campos de experimentações da arte e da cultura contemporânea.
O autor: Jesus de Paula Assis é editor e redator. Desde 1992 dedica-se ao desenvolvimento de projetos multimídia e roteiros de games.
ISBN: 978-85-98325-51-4
------------------------------------------------------------
SUMÁRIO
CONCEITOS - 9
Brinquedo, jogo, videogame - 9
Curva de aprendizado - 13
Gameplay - 17
Gênero - 22
Inteligência - 26
Interatividade/imersão - 30
Interface - 34
Matrizes de mídia - 37
Narração/história - 39
Realismo - 44
CADERNO DE IMAGENS - 48
TÉCNICAS - 57
Gamedoc - 57
Movimento - 59
Produção - 60
Programação - 63
Roteiro - 65
Som - 75
Superfície/volumes - 77
MIDIOGRAFIA - 83
ÍNDICE DE NOMES - 91