Guerras por toda parte: conflitos armados que impactaram as independências do Brasil, org. André Roberto de A. Machado e Sérgio Guerra Filho
Este livro busca mostrar que a Independência do Brasil acontece em um mundo mergulhado em conflitos armados por toda parte. Um mundo estava em frangalhos – o do Antigo Regime – e absolutamente tudo estava em disputa: ideias de liberdade, direitos do homem, liberdade de imprensa, regimes de trabalho, entre outras coisas. No meio de todas essas disputas, entram em xeque os Antigos Sistemas Coloniais. A independência do Brasil ocorreu dentro desse cenário e seria preciso acreditar que país era uma ilha para que aqui tudo fosse pacífico e não impactado pelo acontecia no resto do mundo.
Aqui, como em outras produções historiográficas recentes, fica evidente que, à medida em que as pesquisas descortinam novos atores, não há unidade possível nem mesmo no interior das províncias, muito menos para além dessas fronteiras. Desse modo, o livro dá destaque a conflitos em províncias específicas como Rio de Janeiro e Bahia. Além disso, mostra-se como as guerras na América Espanhola e ações ocorridas na Europa impactaram de forma inegável os eventos no Brasil. As independências, as almejadas e a possível, foram moldadas de forma evidente pelas guerras que estavam em toda parte.
-----------------------
Este livro junta-se ao esforço de colocar por terra um dos mitos de origem da nação brasileira mais difundidos: o de que a sua independência foi pacífica. Está claro que não basta evidenciar que houve conflitos em várias províncias, como a Bahia, o Pará, Pernambuco entre outros, já que a historiografia nacionalista captura esses eventos e os consagra como batalhas de libertação nacional. É preciso um novo olhar historiográfico sobre esses episódios.
--------------------
Sobre os organizadores:
Sérgio Guerra Filho é doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia, professor Adjunto da Universidade Federal do Recôncavo em história e no mestrado profissional em história da África, da diáspora e dos Povos Indígenas.
André Roberto de Arruda Machado é professor de Departamento de história da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). É doutor em História Social pela USP (2006) e realizou estágios de pesquisa (pós-doutorado) no CEBRAP, entre 2007 e 2009, no Brown University e na Havard University, entre 2019 e 2020. É coeditor da revista Almanack.
- Páginas: 182 páginas
- Medida: Altura: 01cm, Largura: 14cm, Comprimento: 21cm
- Peso: 235 gramas