
Mundos Ibéricos: territórios, gênero e religiosidade, de Armênia Maria de Souza e Renata Cristina de Sousa Nascimento (orgs.)
Mundos Ibéricos: territórios, gênero e religiosidade é uma coletânea organizada pelas professoras Armênia Maria de Souza e Renata Cristina de Sousa Nascimento, que têm se dedicado aos estudos medievais no Brasil, por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão, mantendo um ativo e constante diálogo com docentes de distintas instituições brasileiras e estrangeiras.
Com o presente livro somos brindados com nove textos que abordam aspectos diversos das sociedades europeias e americanas, que, no fim do medievo e no período moderno, estavam estabelecidas em territórios sob o domínio dos reinos hispanos. Seus autores são doutores com formações acadêmicas nas áreas de História, Filosofia e História da Educação, Arqueologia e História da Arte e atuam como professores em universidades públicas de diferentes regiões do Brasil (Centro-oeste, Sudeste e Sul) e na Universidade do Porto, Portugal.
Os capítulos são agrupados por três grandes eixos: Territórios e Utopias, Poder e Gênero e Discurso, Religiosidades e Arte. Os especialistas, a partir de diferentes abordagens teórico-metodológicas e analisando variados tipos de documentos, discutem os resultados de pesquisas em desenvolvimento ou recém-finalizadas sobre temas diversos: a representação e ocupação dos territórios; os papéis sociais das mulheres nas cortes; as relações entre a monarquia e as ordens militares; o imaginário religioso e político e o discurso sobre o bem comum. Dentre outros méritos, o conjunto de estudos reunidos neste volume apresenta uma amostragem atualizada das pesquisas historiográficas sobre o mundo ibérico em desenvolvimento no Brasil e em Portugal.
Sobre as autoras: Andreia Cristina Lopes Frazão, Professora Titular do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Armênia Maria de Souza é doutora em História pela Universidade de Brasília - UnB (2008). Professora (adjunta IV) da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás. Renata Cristina de Sousa Nascimento é doutora em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Participante do Núcleo de Estudos Mediterrânicos (NEMED). Professora associada na Universidade Federal de Goiás (UFG), na Universidade Estadual de Goiás (UEG) e na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO).
Sumário:
Prefácio - Marlon Jeison Salomon - 7
Apresentação - Armênia Maria de Souza e Renata Cristina de Sousa Nascimento - 11
Primeira Parte: Territórios e Utopias no Mundo Ibérico
Escalas de observação e utopias Ibéricas - Andréa Doré - 17
A Territorialização do Poder Régio na América Portuguesa (Séculos XVII e XVIII) - Maria Fernanda Bicalho - 39
Segunda Parte: Poder e Gênero
De Inês de Castro a Leonor Teles, papéis femininos em análise na Península Ibérica Medieval - Fatima Regina Fernandes - 65
Como incluir as vice-rainhas no estudo da corte Mexicana? Problemas metodológicos de gênero.- Alberto Baena Zapatero e Carla Andreia Martins Torres - 87
Infantes e reis como administradores das Ordens Militares: uma estratégia governativa - Paula Pinto Costa - 107
Terceira Parte: Discursos, Religiosidades e Arte
As Tapeçarias de Pastrana: Imagem de poder e glória de Afonso V, o africano - Flavia Galli Tatsch - 131
Diálogos do infante d. Pedro com os clássicos medievais - Terezinha Oliveira - 151
A imagem de união dos reis católicos e a religiosidade como elemento individualizador da figura de Isabel a Católica (1474-1504) - Adriana Vidotte - 165
Relíquias De Prestígio: Da Vera Cruz Ao Sudário De Oviedo - Renata Cristina de Sousa Nascimento - 185
Sobre os autores - 201