Leitura subjetiva e ensino de literatura, de Annie Rouxe, Gérard Langlade e Neide Luzia de Rezende (org.)

Leitura subjetiva e ensino de literatura, de Annie Rouxe, Gérard Langlade e Neide Luzia de Rezende (org.)

Marca: Alameda Disponibilidade: Disponível em 7 dias úteis Referência: 9788579391347


Por:
R$ 84,00

R$ 79,80 à vista com desconto Pix - Vindi
ou 3x de R$ 29,12 com juros Cartão Visa - Vindi
Simulador de Frete
- Calcular frete

Leitura subjetiva e ensino de literatura, de Annie Rouxe, Gérard Langlade e Neide Luzia de Rezende (org.)

Selecionados e traduzidos da obra francesa Le sujet lecteur: lecture subjective et enseignement de la littérature (Rennes: PUR, 2004), os artigos deste livro abordam questões que se encontram no cerne das discussões contemporâneas sobre ensino de literatura. A escolha feita dentre os artigos da obra original procurou ser útil ao leitor brasileiro, em especial aos profissionais da área de educação. O conjunto ganhou mais três ensaios inéditos de Annie Rouxel.

A partir de pontos de vista variados, tanto científicos quanto didáticos, abordam-se os espaços de liberdade efetivos de que desfrutam os leitores reais em face das obras que programam e codificam o modo como pretendem ser lidas. Assim, ao examinar o papel da escola nessa tensão entre os direitos do texto e os direitos do leitor, discute-se sobre o lugar, o estatuto e as formas que podem ter as experiências de leitura subjetivas das obras, do maternal à universidade, ao lado da necessária transmissão de conhecimentos sobre a literatura, sua história, seus códigos, seus rituais.

Enfrentar o desafio que as crianças e os jovens de hoje apresentam para o ensino – sejam leitores acostumados à linguagem literária contemporânea, sejam não leitores que precisam ser motivados pela escola, ou então leitores de outros suportes que já não têm familiaridade com o livro impresso – é uma das grandes contribuições que esta obra traz para o público brasileiro, principalmente para os professores.

Sobre os orgqanizadores: Annie Rouxel é professora emérita em Língua e Literatura Francesa na Universidade Bordeaux 4. É autora, entre outros, dos livros Enseigner la lecture littéraire (PUR, 1996) e Du corps scolaire à bibliothèque intérieure (PUR, 2009). Gérard Langlade é professor de Literatura Francesa na Université Toulouse 2, Laboratório de Letras, Linguagens e Artes. Neide Luzia de Rezende é professora de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa na Faculdade de Educação de São Paulo.

Sumário:
Apresentação ao leitor brasileiro, por Neide Luzia de Rezende - 7
Apresentação dos organizadores franceses, por Annie Rouxel e Gérard Langlade - 19
O sujeito leitor, autor da singularidade da obra, por Gérard Langlade - 25
Três personagens em busca de leitores: uma fábula, por Bertrand Gervais - 39
A leitura como retorno a si: sobre o interesse pedagógico das leituras subjetivas, por Vincent Jouve - 53
Autobiografia de leitor e identidade literária, por Annie Rouxel - 67
Les moi volatils de guerre perdue, a leitura, construção ou descontrução do sujeito?, por Catherine Mezaurie - 89
Da crítica de admiração à leitura 'scriptível', por Violaine Houdart-Mérot - 103
Direitos do texto e direitos dos jovens leitores: u m equilíbrio instável, por Catherine Tauveron - 117
A emergência e o choque das subjetividades de leitores do material ao ensino médio graças ao espaço interpretativo aberto pelos comitês de leitura, por Marlène Lebrun - 133

Textos complementares de Annie Rouxel - 149
A tensão entre utilizar e interpretar na recepção de obras literárias em sala de aula: reflexão sobre uma inversão de valores ao longo da escolaridade - 151
Apropriação singular das obras e cultura literária - 165
O advento dos leitores reais - 191


 

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

Aproveite também e

Compre Junto

Confira os produtos